Uma pesquisa recente publicada no periódico Electrochimica Acta descreveu a síntese de um eletrodo de fosfeto de níquel que se mostrou eficiente na eletrocatálise para a reação de evolução do hidrogênio (HER). Esse tipo de reação, essencial para a produção de hidrogênio, ainda enfrenta desafios de custo elevado.
A produção de hidrogênio por eletrólise da água é uma técnica promissora por ser livre de emissões de carbono, mas a eficiência do processo depende do eletrocatalisador utilizado. No experimento, foi analisada a relação entre a taxa molar do níquel nos eletrodos de fosfeto de níquel e sua eficiência como catalisador para a HER.
O eletrodo 3-Ni-P se destacou como catalisador em diferentes condições de acidez, demonstrando excelente estabilidade. A estrutura granular do material, com grande área de superfície, favoreceu a interação com o eletrólito, melhorando a cinética da reação. Esses resultados são promissores na busca por um catalisador estável e de fácil sintetização para a produção de hidrogênio a partir da água.
As pesquisadoras responsáveis pelo estudo são Lorena Goulart, Marina Medina, Anelisse Brunca da Silva e Lucia Mascaro, ligadas ao Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP.