Notícia

Médico Repórter

Novo biofármaco para tratamento de fraturas

Publicado em 01 maio 2008

Um pesquisa do Núcleo de Terapia Celular e Molecular (Nucel), da Universidade de São Paulo(USP), possibilitará a produção de um medicamento que revolucionará o tratamento de fraturas ósseas. Esse biofármaco brasileiro é produzido a partir de células de mamíferos. Trata-se da proteína BMP recombinante, que estimula a formação óssea e pode ser utilizada em reparos ósseos tanto em ortopedia como em odontologia. Milhões de pessoas com fraturas e traumas ósseos, decorrentes de osteoporos ou de problemas dentários serão beneficiadas com o biofármaco, que poderá chegar ao mercado brasileiro em cerca de dois anos.

O biofármaco será elaborado a partir das proteínas formadoras de osso (BMP² e BMP7), utilizando-se células de ovário de hamster. O desenvolvimento deste biofármaco é fruto do projeto de pesquisa – tese de doutorado do pesquisador Juan Carlos Bustos Valenzuela -, que contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior (Capes), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), da Finaciadora de Estudos e Projetos (Finep) e da Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.

Apesar dos benefícios dessa terapia, no Brasil, por enquanto, esse produto só pode ser obtido através de importação, levando os custos do tratamento com essas proteínas a serem muito superiores ao tratamento convencional.