Notícia

Carbono Brasil

Novo acordo para o clima

Publicado em 21 dezembro 2007

Marina Silva, ministra do Meio Ambiente, será a entrevistada neste fim de semana no programa de rádio Pesquisa Brasil. O assunto principal serão as mudanças climáticas, com os resultados da 13ª Conferência do Clima (COP-13), que terminou no último fim de semana, em Bali, Indonésia.

Contrariando aqueles que achavam que o encontro seria um completo fracasso, o saldo foi considerado positivo. O motivo foi a perspectiva aberta de um acordo para o controle na emissão de poluentes com a participação do país mais reticente até então à tal iniciativa: os Estados Unidos.

No programa, Marina abordará a importância da COP-13 e o papel do Brasil no chamado "Roteiro de Bali", assinado por representantes de 190 países na conferência. O texto destaca o início do desenvolvimento de um abrangente acordo de combate ao aquecimento global. Serão dois anos de negociações que deverão culminar em 2009 com um novo tratado para substituir o Protocolo de Kyoto.

Outro entrevistado no programa será José Martins Filho, reitor da Universidade Estadual de Campinas de 1994 a 1998 e autor de A criança terceirizada. No livro, o médico pediatra faz uma reflexão sobre a realidade das crianças na atualidade e provoca os casais que têm ou que querem ter filhos.

"A pergunta que deixo para os leitores é: será que eles se prepararam ou estão se preparando adequadamente para essa missão? Em outras palavras, será que antes da gravidez o homem e a mulher costumam se perguntar se querem mesmo ser pai e mãe e o quanto essa decisão vai interferir em suas vidas?", questiona.

Ajude a fazer o programa: envie perguntas, críticas e sugestões para pesquisabrasil@fapesp.br. O ouvinte que tiver sua pergunta selecionada ganhará uma assinatura semestral de Pesquisa Fapesp.

Pesquisa Brasil é transmitido pela Rádio Eldorado AM (700 kHz) aos sábados, às 11h, e aos domingos, às 20h. Nos mesmos horários, pode ser acompanhado pela DirecTV, no canal de áudio 883, ou pela internet, no endereço www.radioeldoradoam.com.br.

A partir da tarde de segunda-feira, os interessados também podem ouvir o conteúdo do programa no site da revista Pesquisa Fapesp, em www.revistapesquisa.fapesp.br.