Notícia

Cidadania Aplicada

Novembro AZUL - Prevenção do Câncer de Próstata !

Publicado em 01 novembro 2018

Hiperplasia Benigna de Próstata - HBP - Esse diagnóstico é dado pelo médico, após exame de sangue PSA (sigla em Inglês)prostatic specific antigen- (Antígeno Prostático Específico-em Português) e do toque Retal. Apesar do machismo, mais homens estão procurando os Urologistas para consultar e fazer o acompanhamento anual com exames.

As 2 imagens acima foram copiadas da Internet somente para ilustração do Texto.

O PSA é calculado através de um simples exame de sangue; o resultado sai em 2 ou 3 dias, dependendo do Laboratório.

Quando procurar o Urologista para consulta?

01) A partir dos 45 anos de idade quando tiver alguém da família que teve Câncer de Próstata.

02) A Partir dos 50 anos, quando não tiver parentes próximos com a doença.

03) Ou, em qualquer momento, quando tiver qualquer outro problema no Sistema Urinário.

Exs: Cistite, Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), Cálculo Renal, Prostatite, Dificuldades para Urinar e outros.

Obs: Siga orientação do Urologista e só tome medicamentos se ele prescrever (receitar).

Prostatite. Parte da publicação do site "Tua Saúde"

10 sintomas que podem indicar próstata inflamada:

Drª. Sheila Sedicias

Ginecologista

"Dor abaixo do umbigo e na zona entre os testículos e o anus;Dor nas costas, principalmente na região lombar;Dor ao urinar ou ao ejacular;Ardor ao urinar;Febre;Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga;Aumento da frequência em urinar de dia e de noite;Diminuição da força e do jato de urina;Calafrios;Dor intensa à palpação do escroto".

No caso da HBP, a Próstata aumenta de volume (Prostatite), podendo apertar o canal da urina (uretra) e a bexiga; o paciente pode ficar com dificuldades para Urinar; ou sai gota a gota ou trava de vez e tem que ser internado para fazer uma raspagem para diminuir o tamanho da mesma, liberando o canal de passagem da urina. Alguns colocam sonda.

Dados abaixo, entre aspas e em itálico, copiado do site Wikipedia, para explicação sobre problemas na Próstata e colocação de Sonda.

"Cistostomia suprapúbica ou vesicostomia é uma conexão criada cirurgicamente entre a bexiga urinária e a pele a qual é utilizada para drenar urina da bexiga em indivíduos com obstrução do fluxo urinário normal. O fluxo urinário pode estar bloqueado por aumento da próstata (hiperplasia prostática benigna), lesão traumática da uretra, doenças congênitas do trato urinário ou por obstruções como pedras nos rins que passaram para a uretra e câncer".

Quando a relação do PSA total e do PSA livre estiver alterada (fora dos padrões) , o médico poderá solicitar uma Biópsia da Próstata; são retiradas algumas células de vários pontos da Próstata e enviadas para exames; o resultado poderá ser de células normais ou cancerígenas. Tem o Escore de Gleason que, de acordo com a análise vai auxiliar na decisão do médico e orientar qual tratamento deve ser feito.

Contagem final de Gleason na biópsia

Grupos prognósticos

5 anos livre de progressão bioquímica

Fapesp, edição 79 de setembro de 2002, para ajudar na explicação.

Sementes radioativas contra o câncer

"As sementes de iodo-125 têm dimensões quase microscópicas e são menores do que um grão de arroz. Elas são compostas de uma cápsula cilíndrica de titânio de 0,8 milímetro de diâmetro externo e 4,5 mm de comprimento. O titânio foi escolhido porque possui baixo índice de rejeição e sua parede é fina o suficiente para permitir a passagem da radiação. Dentro da cápsula existe um fio de prata de 0,5 mm de diâmetro com iodo-125 depositado na superfície. A atividade (quantidade de radiação emitida pelo núcleo do isótopo) típica das sementes é de 0,5 mCi (mili-Curie) de iodo-125. Nessa dosagem, a ação da semente fica restrita à próstata e atinge, com menor intensidade do que a radioterapia externa, órgãos saudáveis, como bexiga, reto e uretra. “Poupar tecidos sadios é outra grande vantagem da braquiterapia”, afirma Elisa.

A ação da semente é muito concentrada porque a radiação emitida pelo iodo-125 percorre apenas cinco milímetros de tecido humano. “Ela age dentro do paciente por dez meses, mas a maior parte de sua atividade acontece nos primeiros dois meses”, afirma Elisa. Esse período é correspondente a meia-vida (58 dias) do iodo-125. Meia-vida é o tempo que um material radioativo leva para reduzir sua atividade pela metade. Ele só deixa de ser radioativo depois de dez meias-vidas. Assim, a radioatividade total do iodo-125 desaparece após 580 dias ou quase 20 meses.

Aplicação detalhada

O implante das sementes radioativas é um procedimento rápido e seguro. Com auxílio de agulhas especiais e orientado pela visão direta de um equipamento de ultra-som transretal, o médico introduz, através do períneo (a região entre a raiz do pênis e o ânus), as sementes dentro da próstata do paciente. A aplicação é feita numa única sessão. Antes disso, no entanto, é feito um minucioso planejamento. O especialista faz um estudo da próstata com imagens detalhadas de ultra-som, que identificam seu tamanho, forma e contorno e informam a precisa posição da uretra e dos ossos pélvicos. Essas imagens são enviadas para um computador que, com o auxílio de um software, calcula a quantidade de sementes necessárias para o tratamento e o local exato onde cada uma deve ser implantada".

b) Retirada Total da Próstata (Prostatectomia); quando o exame mostrar que o órgão está muito afetado por células cancerígenas, o melhor, segundo os médicos, é retirá-la.

Em alguns casos os pacientes reclamam, durante um tempo, de incontinência urinária e talvez precisem usar fraldão.

Copiei o texto abaixo da Internet. "Prostatectomia Radical"

Escrito por Francisco Paulo da Fonseca

Urologia - CRM 44006/SP

Por Especialistas

O que é?

"Prostatectomia radical é a cirurgia indicada com intuito de tratar o paciente que tenha câncer de próstata localizado, ou seja, quando a doença está confinada na próstata e dentro dos limites da cápsula prostática. Mais de 70% dos pacientes tratados exclusivamente pela cirurgia radical não sofrem mais com a doença, sendo que ela é indicada apenas para tratar câncer de próstata e não recomendada com caráter profilático, ou seja, para prevenir seu aparecimento".