Notícia

Revista Feed & Food

Novas técnicas brasileiras garantem alimentos mais saudáveis e seguro

Publicado em 11 abril 2017

Pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa, Brasília/DF) apresentaram na última quinta-feira (06) novas técnicas brasileiras de biotecnologia. Zander Soares de Navarro e Carlos Bloch Junior falaram sobre a novidade a representantes da comunidade científica paulista e nacional, além de personalidades políticas.

“Achamos importante apresentar esse novo caminho para pessoas como as que estão nesta reunião, em um Estado tão relevante para a agropecuária como é São Paulo”, avalia Navarro, complementando que deseja também firmar parcerias com a pesquisa cientifica de outras entidades, como a Secretaria de Agricultura, para o desenvolvimento dessas novas técnicas.

As inovações garantem mais resistência às plantas, diminuindo o uso de agroquímicos e resultando em um alimento mais saudável e seguro. Líder do Laboratório de Espectrometria de Massa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, Bloch explica que com a pesquisa é possível usar a tecnologia para alcançar mais sanidade, com consequentes bons resultados de produção.

Com os conceitos intelectual e científico desenvolvidos, o próximo passo é viabilizar financeiramente essa pesquisa. Segundo lembra o ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) representando a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) no encontro, Hernan Chaimovich Guralnik, “a transferência desse conhecimento em resultado econômico depende de nós. Algumas empresas já estão utilizando o conceito”.

Fonte: SAA, adaptado pela equipe feed&food.

A partir de hoje agroindústrias estão proibidas de receber visitas

Suspensão valerá por 30 dias como medida preventiva de Influenza Aviária

Entidades repudiam samba-enredo que traz "Fazendeiros e Seus Agrotóxicos"

ABMRA, ABCZ e FAEG foram algumas das lideranças que se posicionaram

Os desafios de uma mulher à frente de uma fazenda e de seu tempo

Além de chefiar uma propriedade, ela fortalece a presença feminina no setor

MAPA altera carreira para “auditor fiscal federal agropecuário”

Denominação antiga não condizia com as atividades realizadas

Abate de animais de produção no Brasil deve seguir regras de bem-estar

Códigos globais descrevem as técnicas de padrão nos procedimentos

Secretaria inspeciona primeiro frigorífico paulista de jacarés

Órgão deve certificar criação e abate dos animais em Porto Feliz