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Embalagem & Cia

Novas possibilidades

Publicado em 01 novembro 2006

Evento apresenta um panorama da nanotecnologia no mundo em conferências e exposição

A segunda edição da Nanotec Expo 2006 - Feira & Congresso Internacional de Nanotecnologia aconteceu no ITM Expo, em São Paulo, durante o mês de novembro, com a exposição de projetos, produtos e temas relacionados à nanotecnologia, desenvolvidos em diversos segmentos, incluindo têxtil, de revestimentos, plásticos, cosméticos, petroquímicos, construção, meio ambiente e metalurgia, entre outros. Durante três dias de evento, foram organizadas palestras e uma exposição dos últimos desenvolvimentos do setor, contabilizando a participação de um público superior a 5.000 visitantes, formado por empresários, cientistas, pesquisadores, engenheiros, técnicos industriais, professores universitários, estudantes e jornalistas. Para a organização do evento, a edição 2006 contabilizou ganhos significativos em relação a 2005, porém ainda há espaço para crescer, principalmente em relação à exposição de desenvolvimentos da indústria e fornecedores de matérias-primas. Em 2007, o evento será ampliado, com a participação de um maior número de fornecedores de matérias-primas nacionais e internacionais.

Conferência e painéis
O segundo Congresso Internacional de Nanotecnologia contou com a participação de mais de 60 palestrantes nacionais e internacionais para palestras e workshops reunidos sobre o tema: 'Nanotecnologia como fator estratégico de inovação e competitividade'. Os participantes discutiram principalmente o potencial da nanotecnologia para o desenvolvimento de novas soluções, com destaque para a palestra do presidente da Lux Research, Peter Hérbet, que falou sobre a crescente influência da nanotecnologia no mercado global; o co-fundador e sócio administrativo da Lux Capital, Josh Wolfe, conhecido por seus artigos sobre o tema publicados na Revista Forbes, discutiu maneiras de atrair o investimento privado para a pesquisa do setor. O diretor-presidente da Cambridge Display Technology, Davis Fyfe, falou sobre nanotecnologia como fator de dinamização estratégica das empresas. Um dos pontos bastante discutido foi a possibilidade de utilização da nanotecnologia em produtos de consumo sem a obrigatoriedade do desenvolvimento de novas soluções a cada uso; ao contrário utilizando partes dos componentes ou matérias-primas nanoestruturadas já disponíveis no mercado internacional e no Brasil.

Exposição de soluções
A II Nanotec Expo 2006 reuniu mais de 100 soluções nanotecnológicas desenvolvidas por empresas, universidades, entidades setoriais e órgãos governamentais, que somaram 38 estandes na feira. A participação de entidades acadêmicas no evento tem como objetivo a aproximação entre cientistas e empresários, estimulando o suporte do setor privado a pesquisas. Estiveram presentes no evento a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp). Além das universidades, participaram da Nanotec Expo 2006 diversas empresas, como a Suzano Petroquímica, Embrapa, Nanox, Nanum, Orbys, Electrocell e Proteu, lançando novas matérias nano para a indústria de plásticos; têxtil, de energia e alimentos. Destacou-se entre as novidades apresentadas pelas empresas, o nanocompósito da Suzano Petroquímica, produto que aumenta a resistência e a vedação de plásticos, embalagens e autopeças, fruto de uma parceria fechada durante a Nanotec 2005 com a Universidade Federal do Rio de janeiro (UFRJ). A Nanox, empresa focada em soluções nanotecnológicas para mercados industriais, apresentou três produtos na feira: o nanox barrier, que protege superfícies contra processos de corrosão; o nanox clean, coatings nanoestruturado aplicados em superfícies, que facilitam os processos de limpeza e esterilização; e o nanox hidrocell, baseado nos princípios de geotermia, um equipamento que traz avanços para a síntese de estruturas especiais e materiais inteligentes.
A Embrapa apresentou duas de suas mais recentes criações. A primeira é a língua eletrônica, como foi batizado o sensor gustativo para avaliação de bebidas como água, vinho e café. A outra é o filme comestível, que, aplicado diretamente sobre alimentos, como frutas e legumes, garante sua qualidade e aparência. A Orbys Desenvolvimento de Materiais apresentou um produto à base de nanocompostos poliméricos de argila e látex de borracha natural. Trata-se de um produto ecológico com tecnologia de ponta desenvolvida através de um convênio de cooperação técnica com a Unicamp, cujas aplicações tecnológicas incluem adesivos, emba1agens calçados, artigos esportivos, aditivos de concreto, brinquedos, autopeças e outros segmentos industriais.
Um dos destaques da Nanotec 2006 foi a parceria fechada entre a fabricante de plásticos Mueller e a UFMG. O acordo prevê o desenvolvimento de matérias-primas com aplicações nanotecnológicas na fabricação de produtos como cabos, pára-choques e painéis, entre outros.
No Show Room, os participantes puderam conferir produtos finais que agregam a nanotecnologia, incluindo a linha de cosméticos Nano apresentada pelo o Boticário; os artigos nanoestruturados da Santista Têxtil e o automóvel da Audi Brasil com aplicações nano em diferentes itens de sua estrutura.
O evento é uma iniciativa da RJR Eventos e conta com o patrocínio do Senai e Suzano Petroquímica, além de co-produtores, como Fiesp, Sesi, IRS, Abiplast, Abinee, Abiquim, Abit, Sindipeças e Inmetro. São apoiadores do projeto o Ministério da Ciência e Tecnologia da Secretaria da Ciência e Tecnologia e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Fapesp, Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, Confederação Nacional da Indústria - CNI, Sindicato da Indústria Têxtil do Estado de São Paulo - Sinditextil-SP, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores - Anprotec e Consulado Britânico. www.nanoexpo.com.br

Nanotecnologia
Nanotecnologia é um campo multidisciplinar que reúne a Química, a Física e a Biologia, além da Engenharia de Materiais e a Computação de última geração para o estudo de partículas muito pequenas. Seu campo de atuação é circunscrito ao estudo de partículas de 1 nanômetro até 10 nanômetros. Um nanômetro corresponde a um metro dividido por um bilhão, O mesmo que dez átomos de hidrogênio alinhados. Em 2005, os investimentos mundiais de governos, universidades e empresas em nanotecnologia somaram US$ 45 bilhões. No Brasil, os recursos governamentais aplicados no setor somaram R$ 15 milhões.
Para 2014, estima-se que o mercado internacional de produtos nano atinja US$ 2,3 trilhões, valor duas vezes superior ao calculado anteriormente de US$ 1 trilhão para o ano de 2020.