Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Novas instalações incrementam pesquisa e ensino na FCM

Publicado em 30 junho 2010

Por Manuel Alves Filho

A Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp inaugurou no último dia 21 três instalações voltadas às atividades de pesquisa e treinamento de alunos. Em cerimônia que contou com a participação do reitor Fernando Ferreira Costa e do diretor da FCM, José Antonio Rocha Gontijo, foram entregues a Unidade Multidisciplinar de Experimentação Animal, Laboratório de Técnica Cirúrgica e Cirurgia Experimental e Laboratório de Microcirurgia. O reitor Fernando Costa afirmou que os novos espaços vieram incrementar ainda mais a infraestrutura da Faculdade nos campos da pesquisa e ensino de graduação.

As condições proporcionadas atualmente pela FCM aos docentes, prosseguiu o reitor, estão entre as melhores do país, servindo inclusive de referência para outras escolas do gênero. Fernando Costa destacou a importância da Unidade Multidisciplinar de Experimentação Animal, que segundo ele permitirá o desenvolvimento de inúmeras pesquisas na área médica. "Aqui, teremos condições de trabalhar até mesmo com animais transgênicos, que necessitam de cuidados especiais", disse. Conforme o diretor da FCM, o local passou por uma ampla adequação, o que permitirá que as espécies usadas nos experimentos tenham assegurado o seu completo bem-estar.

Parte dos recursos necessários às obras, acrescentou Gontijo, foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), sendo que o restante teve como origem o orçamento da Universidade. Fernando Costa concluiu a sua fala dizendo que os avanços obtidos pela FCM também devem alcançar a área de assistência à população. Ele ressaltou que, na medida do possível, estão sendo feitos investimentos para atualizar a infraestrutura do HC, Gastrocentro, Hemocentro e Caism.

Na sequência, o reitor visitou o prédio da Pós-Graduação da FCM, onde conheceu o Laboratório de Microcirguria. Acompanhado dos também professores Reinaldo Wilson Vieira, responsável pelo Laboratório de Técnica Cirúrgica, e Joaquim Murray Bustorff Silva, chefe do Departamento de Cirurgia, Fernando Costa percorreu ainda outras instalações. De acordo com o diretor da Faculdade, o Laboratório de Microcirurgia, que conta com equipamentos avançados, servirá ao treinamento de residentes em áreas como neurologia, ortopedia e cirurgia vascular.