Notícia

Aprendaki

Novas fronteiras na educação superior

Publicado em 26 agosto 2009

A Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo lança nesta quarta-feira, 26, às 12 horas, em solenidade que contará com a presença do Governador José Serra, os primeiros cursos semipresenciais da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), programa de expansão do ensino superior público do Governo do Estado de São Paulo.

O evento marca a estreia da Univesp TV, a inauguração do Espaço Univesp (na avenida Tiradentes, 451, Centro) e o lançamento de cursos do programa Universidade Virtual do Estado de São Paulo, desenvolvidos em parceria com a Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) e o Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza.

O primeiro deles - o curso de graduação em pedagogia oferecido pela UNESP --, se destina a professores da rede pública e privada, terá 1350 vagas iniciais, das cinco mil que vai oferecer ao longo de 2010 e 2011. As inscrições para o processo seletivo (vestibular) acontecem ainda neste ano o curso terá início no primeiro semestre de 2010, com 3 anos de duração (carga horária total de 3.390 horas) e 40% das atividades no modo presencial, em atividades realizadas nos cerca de 30 polos distribuídos pelo Estado de São Paulo. Para inscrever-se, o candidato deve estar em atividade docente da rede pública ou privada do Estado de São Paulo.

Durante a cerimônia também será assinado um protocolo de intenções entre a Secretaria de Ensino Superior e o Centro Paula Souza para a oferta de 3.200 vagas no curso de graduação semipresencial "Tecnologia em Processos Gerenciais", a ser realizado no segundo semestre de 2010. Desde julho último, aproximadamente 200 professores das FATECs (Faculdades de Tecnologia) participam de curso de capacitação oferecido pela Secretaria de Ensino Superior para o desenvolvimento de conteúdos para este curso e para uso de metodologias *online* em cursos presenciais. Também serão oferecidos pela Univesp, cursos extracurriculares "online" de inglês e espanhol para cerca de 10 mil alunos do Centro Paula Souza.

O lançamento do curso de Pedagogia da UNESP e a assinatura do protocolo de intenções com o Centro Paula Souza contará com a presença do Governador do Estado de São Paulo, José Serra do Secretário de Ensino Superior do Estado, Carlos Vogt do Secretário de Desenvolvimento, Geraldo Alckimin do Secretário de Cultura, João Sayad, da Secretária Adjunta de Ensino Superior, Nina Beatriz Stocco Ranieri do presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta, Jorge Cunha Lima do Diretor-Presidente da Fundação Padre Anchieta, Paulo Markum e da Diretora-Superintendente do Centro Paula Souza, Profª. Laura Laganá. O evento marca, também, a inauguração do Espaço Univesp e a estréia da Univesp TV, da Fundação Padre Anchieta.

A Univesp TV

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) conta com um importante parceiro e aliado: a Fundação Padre Anchieta. Com uma longa e reconhecida experiência em produção de conteúdo educativo na TV, a Fundação Padre Anchieta criou o canal digital Univesp TV, lançado também na quarta-feira, dia 26 de agosto. O novo canal, de transmissão aberta, traz programas diretamente ligados aos cursos oferecidos e também para documentários, entrevistas, filmes. Para assistir à Univesp TV na cidade de São Paulo, é preciso sintonizar um conversor de tevê digital no canal 2.2. Fora de São Paulo, nosso sinal pode ser captado pelas parabolicas digitais na polarização Vertical, freqüência 3.710 MHz (ou 1.440 MHz em banda L).

O melhor da Univesp TV digital é veiculado, desde abril, na TV Cultura aberta. Todas as terças-feiras, às 23h10, o programa aborda um tema diferente. Além de parte dos conteúdos dos cursos que serão oferecidos pela Univesp, estão previstos para compor o Univesp TV alguns quadros especiais.

O Programa Univesp

A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) foi criada pelo decreto nº 53.536 de 9 de outubro de 2008 com o objetivo de ampliar o acesso à educação superior pública, em parceria com as três universidades paulistas - USP, a Unicamp e a Unesp - e com o Centro Paula Souza. A estrutura consorciada da Univesp agrega ainda outras importantes instituições, entre elas a Fundação Padre Anchieta, a Fapesp, a Fundap e a Imprensa Oficial.

Os cursos a serem oferecidos pela Univesp têm o seu projeto acadêmico e seus conteúdos formulados pelas universidades que os propõem. São elas também as responsáveis pelo processo de seleção para o ingresso dos estudantes, bem como pela avaliação de seu desempenho nos cursos. À Univesp cabe garantir as condições materiais, financeiras e tecnológicas para a realização desses cursos, acompanhando, de modo integrado com a instituição parceira, a sua realização, o seu desenvolvimento e o aproveitamento dos alunos neles matriculados.

Plataforma de Aprendizagem, Tidia-Ae

Para chegar ao grande público, que pretende atingir com o que há de mais avançado em tecnologia de Internet para fins educacionais, o Programa Univesp optou pela plataforma Tidia-Ae. A sigla designa Tecnologia de Informação para o Desenvolvimento da Internet Avançada. As letras Ae traduzem as iniciais de aprendizagem eletrônica. O Tidia-Ae é um ambiente virtual de aprendizagem dotado de um conjunto de ferramentas que permitem o desenvolvimento das mesmas atividades pedagógicas realizadas em sala de aula no ambiente eletrônico da Internet. O Projeto Tidia, financiado pela Fapesp, reúne cerca diversos grupos de pesquisa do Estado de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Comunicação / Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo