Notícia

CPqD

Novas fibras ópticas são o tema de workshop no CPqD

Publicado em 29 novembro 2011

O crescimento da demanda por banda larga, gerado principalmente pelos grandes eventos esportivos no Brasil, e as redes inteligentes de energia (smart grids) serão o foco principal do 2.º Workshop sobre Novas Fibras Ópticas, que o CPqD vai promover no dia 1.º de dezembro (quinta-feira), em suas instalações em Campinas.

Com palestras sobre temas ligados a tecnologia e sustentabilidade, o evento contará com a participação de representantes da indústria, de empresas de telecomunicações e de energia, de instituições de pesquisa e desenvolvimento e de organismos reguladores nacionais e internacionais - como o FTTH (Fiber to the Home) Council e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Maximiliano Martinhão, secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, fará a palestra de abertura do evento, marcada para as 8h30. Ele falará sobre As tendências de crescimento no Brasil e as novas demandas geradas pelos grandes eventos esportivos.

No decorrer do dia, diversas apresentações técnicas abordarão novas aplicações, soluções tecnológicas, desafios e oportunidades na área de fibras ópticas. As palestras serão feitas por representantes de empresas como Furukawa, Oi, Telefônica, Cemig/Light, Elektro e Petrobras, entre outras. No encerramento do evento, o professor Douglas Zampieri, coordenador da Diretoria Científica da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), falará sobre o papel fundamental do apoio e incentivo à pesquisa tecnológica.

Gratuito, o workshop do CPqD é aberto a um número limitado de participantes. Mais informações e inscrições podem ser feitas pelo site www.cpqd.com.br.

Agenda

2.º Workshop sobre Novas Fibras Ópticas

Quando: 01/12 - das 8h30 às 17h45

Onde: Auditório do CPqD

Rodovia Campinas-Mogi Mirim km 118,5 - Campinas (SP)