Notícia

EPTV

Novas espécies de serpentes são registradas

Publicado em 24 março 2008

Agência Fapesp

Mapeamento feito em 18 ilhas da costa paulista identificou 13 novos animais

Um inventário de serpentes realizado em 18 ilhas da costa paulista revelou a ocorrência de 13 novas espécies sem registro nas principais coleções herpetológicas do Brasil. O estudo, cujos resultados foram publicados pela revista Biota Neotropica, revista do programa Biota-Fapesp, partiu dos registros nas coleções do Sudeste brasileiro e de coletas de campo realizadas em 11 das ilhas. De acordo com os autores, os ecossistemas insulares são cada vez mais ameaçados pela ação humana. Além de listar espécies de serpentes habitantes de ilhas paulistas ainda indisponíveis na literatura, o estudo buscou detectar e corrigir erros de nomenclatura nas coleções zoológicas.

"Procuramos ainda comparar a composição da fauna de serpentes entre as ilhas, incluir novos espécimes na coleção do Instituto Butantan e, principalmente, discutir medidas de conservação ambiental e proteção das espécies em risco de extinção", disse Paulo José Pyles Cicchi, pesquisador do Laboratório de Herpetologia do Departamento de Zoologia do Instituto de Biocências da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e um dos autores da pesquisa. De acordo com Cicchi, 36 espécies das famílias Boidae, Colubridae, Elapidae e Viperidae foram registradas na coleta de campo. O estudo chama atenção principalmente para a grande fragilidade dos ecossistemas insulares, ameaçados pela ação humana, seja pela ocupação desordenada, seja pela exploração econômica do turismo nessas ilhas.

Para o levantamento de campo foram feitas cerca de 125 viagens às ilhas, com equipes que variavam de um a 13 coletores, utilizando uma combinação de métodos conhecidos como "abundância relativa" e "freqüência de espécies", além da "busca ativa", "procura visual limitada por tempo" e armadilhas de interceptação e queda, conhecidas como pitfall traps.

Novos registros

Os 13 novos registros realizados dividem-se em sete ocorrências, na Ilha do Cardoso (Chironius bicarinatus, Chironius multiventris, Dipsas petersi, Echinanthera bilineata, Echinanthera cephalostriata, Helicops carinicaudus e Xenodon neuiwiedii), três novos registros em Ilha Comprida (Bothrops jararacussu, Chironius bicarinatus e Helicops carinicaudus), um registro de Spilotes pullatus na Ilha Anchieta, uma ocorrência de Liophis miliaris na Ilha das Couves e, finalmente, um registro de Bothrops jararaca na Ilha dos Porcos.