O imunizante está na fase final de complementação de dados para a liberação pela Anvisa
Enquanto a campanha com a QDenga avança, o Instituto Butantan desenvolve a primeira vacina de dose única contra a dengue no mundo. A informação é do Governo do Estado, durante reunião do Centro de Operações de Emergências (COE) para as arboviroses, realizada hoje (19). Conforme o centro de pesquisa, os estudos começaram em 2016 e foram concluídos em junho do ano pasasdo com a publicação dos resultados no The New England Journal of Medicine.
A vacina demonstrou uma redução de 79,6% no risco de adoecer e 89% na probabilidade de desenvolver formas graves da dengue. Além disso, é tetravalente, protegendo contra os quatro sorotipos do vírus, incluindo o DENV-3, que voltou a circular recentemente no Estado de São Paulo.
"O Instituto Butantan trabalha há algumas décadas no desenvolvimento da vacina contra a dengue e está finalizando as etapas para nova submissão à avaliação. Trata-se de uma vacina de dose única, essencial para a prevenção da doença. Com o apoio do Governo do Estado, o Butantan avança na produção, mesmo diante dos desafios”, afirmou Ésper Kallás, diretor do Instituto Butantan.
Em dezembro de 2024, o Butantan entregou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) o último pacote de informações para obtenção do registro e autorização de uso. No momento, as duas instituições estão na fase final de complementação de dados para a liberação do imunizante.
Campanha
A campanha de vacinção contra a dengue no Brasil teve início em fevereiro de 2024, focada na imunização de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Após um ano, o Ministério da Saúde autorizou a ampliação do público-alvo, permitindo a aplicação das doses próximas ao vencimento em pessoas de 4 a 59 anos. No entanto, na região de Sorocaba, essa expansão ainda não será implementada por agora.
Em Sorocaba, por exemplo, os lotes disponíveis na cidade têm prazo de validade até novembro, o que os torna inelegíveis para essa nova diretriz, informa a prefeitura. O Ministério da Saúde disse que, inicialmente, apenas os lotes com vencimento em março e abril serão redistribuídos para contemplar essa ampliação.
Enquanto isso, a QDenga segue sendo aplicada em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos como estratégia para reduzir os casos graves da doença. Para moradores de Sorocaba, o imunizante está disponível nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira. Há pouco mais de seis mil doses em estoque.
Desde o início da campanha, a cidade já aplicou 12.576 doses da primeira leva da QDenga e 4.753 da segunda.
Atenção à prevenção
Com a alta circulação do vírus, autoridades de saúde reforçam que a vacinação, aliada ao combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, é fundamental para conter o avanço da dengue. Além da imunização disponível nas UBSs para adolescentes de 10 a 14 anos, a população deve manter cuidados preventivos, eliminando água parada e buscando assistência médica ao apresentar sintomas como febre alta, dores no corpo e manchas vermelhas na pele.