Notícia

Cruzeiro do Sul online

Nova tecnologia obtém produtos químicos finos de resíduos agrícolas

Publicado em 10 março 2020

A revista científica inglesa Green Chemistry selecionou o artigo do professor Fábio Márcio Squina para publicação na primeira edição de 2020, que renderam ainda duas reportagens pela Fapesp – Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo: no dia 28 de janeiro, no boletim Pesquisa para Inovação voltado para empresas, e dia 18 de fevereiro, na Agência Fapesp.

As publicações apresentam os recentes resultados obtidos com o projeto de pesquisa que nasceu na Uniso e vem sendo desenvolvido há cerca de três anos. O objetivo é desenvolver rotas para a valorização da lignina, um componente da parede celular das plantas e o segundo polímero de maior abundância no planeta, que é pouco explorado e perde apenas para a celulose.

A nova rota biotecnológica encontrada mostrou que é possível obter produtos químicos finos de resíduos agrícolas, como da palha de trigo e do bagaço da cana de açúcar, que podem ter aplicações nas indústrias alimentícias, farmacêuticas e de cosméticos, por exemplo.

O novo processo é estudado por um grupo de pesquisadores do Brasil e do Reino Unido, coordenado pelo professor Fábio Squina, com o apoio da Fapesp, no âmbito do Programa de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN). O próximo passo será a viabilização comercial da nova tecnologia.

Fábio Squina é professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais – Mestrado e Doutorado da Uniso.

Publicações

A partir da conceituada revista Green Chemistry, que apresenta alto impacto – JCR (9.4), a pesquisa está sendo amplamente divulgada no exterior. Em uma simples pesquisa no google, mais de dez notícias são apresentadas com o título “Biotech breakthrough turns waste biomass into high value chemicals”. A agência Fapesp, canal importante para pesquisadores de todo o Brasil, também apresentou os recentes resultados. A pesquisa vem recebendo distinções importantes no ambiente científico.

Revista Green Chemistry

Consolidated production of coniferol and other high-value aromatic alcohols directly from lignocellulosic biomass

https://pubs.rsc.org/en/Content/ArticleLanding/2019/GC/C9GC02359C#!divAbstract

Pesquisa para Inovação da Fapesp

Nova rota biotecnológica possibilita obter produtos químicos finos de resíduos agrícolas

http://pesquisaparainovacao.fapesp.br/nova_rota_biotecnologica_possibilita_obter_produtos_quimicos_finos_de_residuos_agricolas/1277

Agência Fapesp

Tecnologia transforma resíduo agrícola em produto químico de alto valor

http://agencia.fapesp.br/tecnologia-transforma-residuo-agricola-em-produto-quimico-de-alto-valor/32569/