Notícia

Planeta Universitário

Nova reitora da Unifesp é nomeada

Publicado em 07 fevereiro 2013

Foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de fevereiro de 2013 a nomeação da professora Soraya Soubhi Smaili para o cargo de reitora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) a partir de 8 de fevereiro. Para a vice-reitoria na gestão gestão 2013-2017 foi nomeada a professora Valeria Petri. Soubhi Smaili é formada em Farmácia e Bioquímica pela Universidade de São Paulo (1985), fez mestrado e doutorado em Farmacologia pela Escola Paulista de Medicina – Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp), pós-doutorados na Thomas Jefferson University (1997) e no National Institutes of Health (NIH) (1998-1999), Estados Unidos, e livre-docência na Unifesp (2005).

É docente da Unifesp desde 1992 em regime de dedicação exclusiva. Foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Unifesp (2006 a 2012). É coordenadora do Laboratório de Sinalização de Cálcio e Morte Celular e do Laboratório Multiusuários de Microscopia Confocal da EPM/Unifesp.

É membro do Conselho Diretor do Laboratório de Experimentação Animal do Instituto Nacional de Farmacologia, diretora da Sociedade Internacional de Morte Celular e membro convidado da Sociedade Europeia de Morte Celular.

Soubhi Smaili conduziu diversos projetos de pesquisa apoiados pela FAPESP. Atuou como secretária regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), tendo coordenado o Programa de Divulgação da Ciência (Biblioteca Mario de Andrade e Escolas Públicas).

Valeria Petri é formada em Medicina pela EPM (1973) e docente da EPM-Unifesp desde 1975. Fez mestrado e doutorado em Microbiologia e Imunologia (1982) e livre-docência na EPM (1992).

Na década de 1980, foi uma das primeiras profissionais a descrever as afecções dermatológicas ligadas à Aids, tendo recebido reconhecimento internacional e atuado fortemente na luta contra o preconceito. É professora titular da Unifesp desde 1996 e foi vice-chefe do Departamento de Dermatologia da EPM-Unifesp de 1996 a 2002.

Diretora das unidades e ambulatórios de Psoríase e Vitiligo e de Doenças Dermatológicas ligadas à Adolescência, Petri atua na assistência e pesquisa nas áreas de Dermatologia e Doenças Dermatológicas, tendo se destacado por artigos e principalmente por seus livros e capítulos de livro que são amplamente utilizados na difusão e no ensino da Dermatologia.

Soubhi Smaili e Petri venceram a consulta à comunidade para a eleição de reitor e vice-reitor da Unifesp. A escolha se deu por meio de uma votação de alunos, docentes e técnicos-administrativos da instituição, realizada em outubro.

Mais informações: www.unifesp.br.

Fonte: Agência FAPESP