POSFG - Departamento de Pós-Graduação da Faculdade Global

Nova pesquisa da USP simula uso de edição genética contra o novo coronavírus

Publicado em 29 maio 2020

Uma nova pesquisa da USP (Universidade de São Paulo), assinada por 15 pesquisadores das faculdades de Medicina e de Odontologia, foi capaz de encontrar uma possibilidade de edição gênica para combater a Covid-19. A ideia é induzir a mutação do gene que codifica a proteína ACE2 atuando como receptor do vírus nas células.

O estudo é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo. Nele vemos simulações de mutações específicas no gene responsável pela codificação da proteína, para apenas interferir na interação do o vírus e a célula, reduzindo assim a capacidade de infecção.

Com a finalidade de conseguir essa mutação, as simulações utilizaram o sistema CRISPR/Cas9. Esse sistema possibilita induzir as alterações precisas no material genético das células dos organismos vivos. A técnica usa a capacidade das células de guardar material genético de vírus. Os pesquisadores usaram vírus benignos para poderem modifica-los, com o intuito de levarem as informações que queriam para o material genético das células, conduzindo as alterações desejadas.

No caso do novo coronavírus, a proteína seria modificada somente em relação a aderência do vírus, mantendo as características necessárias para o bom funcionamento do organismo. Os resultados serão analisados em simulações por computadores. Mais tarde, os pesquisadores desejam associar o estudo a virologistas, para assim conduzir testes em laboratórios. Vale ressaltar que a pesquisa ainda não foi revisada pela comunidade científica.

Estadão.com UOL Portal R7 UOL BOL IstoÉ online Agência Brasil IstoÉ Dinheiro online UOL Tribuna de Barueri e Região online Blog Companhia dos Aposentados Alvo Notícias Giro de Notícia Manchete Agora Tribuna Ribeirão online Refugo LabNetwork Espaço Ecológico no Ar Terra Programa InfoSalud (Argentina) CliqueABC Notícias de Campinas Portal do Governo do Estado de São Paulo Portal da Enfermagem Revista Amazônia Central das Notícias Head Topics (Brasil) Região Noroeste Investe São Paulo Central das Notícias Secretaria da Educação do Estado de São Paulo Coluna Supinando Galileu online Pfarma Portal Thathi Ceedec - Centro de Educação Especializado FM Metropolitana Online Mundo e Meio Voce Gosta da Resenha! Panorama Farmacêutico Blog Saúde e Dicas Central das Notícias Só Notícia Boa Visão Regional Central das Notícias Repórter MT O Imparcial (Presidente Prudente, SP) online Piauí Noticias Recôncavo FM Portal Onda Sul Portal Amirt Dicas da Capital AM Post Jornal Floripa Rádio Educadora de Sapeaçu Dinheiro Rural online O Fluminense online Jornal de Piracicaba online Jornal Tijucas Portal F11 Rede TV! Primeira Edição Jornal Folha da Terra (Itupeva, SP) online Acorda Cidade Época Negócios online Jornal do Comércio (Matão, SP) online Tabocas Notícias Vale Mais RS Saber Atualizado Portal Saúde no Ar Protec - Pró-Inovação Tecnológica GR Notícias Jornal Página do Estado Momento MT Estação da Notícia Diário do Cotidiano Hoje em Dia online Foco Amazônico Progresso Central das Notícias O Vale online Paraíba Atual Paraíba Atual Portal Lapada Lapada Portal de Notícias Novo Cantu Notícias Plantão News (MT) O Bom da Notícia O Documento online MS Hoje FA Notícias AquiAgora.net Blog do Elvis Bezerra Cariri, como eu vejo Portal Agora no RS Agência BR Amazônia Brasil Rádio Web O Mato Grosso Jornal Revista Oeste online Jornal Roraima Hoje Rádio 98 FM (Curitiba, PR) Revista Partes CRUB - Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras Sindessmat - Sindicato dos Estabelecimentos de Serviços de Saúde do Estado de Mato Grosso Portal GRNews Tribuna (Ribeirão Preto, SP) Portal F11 Diário do Grande ABC online O Rolo Notícias O Rolo Notícias Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Portal Diário da Selva Portal Mato Grosso Poliarquia Cariri como eu vejo Brazil News (Portugal) Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Gazeta Brasil Jornal Página do Estado Es 1 Portal Açaí sem Açúcar Brasil Amazônia Agora Atual MT Blog da Cris Boom na Mídia Prime News Revista Start News Pelo Mundo DF Leonardo Andrade Cada Minuto Tribuna (Ribeirão Preto, SP) online Algomais online Central das Notícias Rio Notícias Interativa FM 87,9 (Pinhal Grande, RS) ANADEM - Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética O Diário de Mogi Evidencie ISN Portal Midia News Campo Grande Planeta Osasco Jornal da USP online Central das Notícias Jornal do Comércio (RS) Programa InfoSalud (Argentina) Rede TVTEC