Notícia

Professor News

Nova geração da Matemática brasileira se reúne em congresso em São Paulo

Publicado em 26 dezembro 2014

Por Diego Freire, da Agência FAPESP

Entre 10 e 12 de dezembro, o Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IME-USP) promoveu o 1º Congresso Brasileiro de Jovens Pesquisadores em Matemática Pura e Aplicada, com a presença de Artur Ávila, vencedor da primeira Medalha Fields, o mais prestigiado prêmio da Matemática no mundo, neste ano de 2014.

Em reportagem à Agência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), o pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e diretor de pesquisa do Conselho Nacional de Pesquisa Científica (CNRS), na França, Artur Ávila, comentou. “Há grandes trabalhos sendo feitos e, certamente, ouviremos falar bastante deles. A Matemática está em constante evolução e os jovens pesquisadores brasileiros têm muito a contribuir”.

O pesquisador foi honrado com a Medalha Fields por suas contribuições à área Matemática dos Sistemas Dinâmicos, que estuda processos que evoluem regidos por leis da Matemática, desde o movimento de uma bola de futebol no ar até o Sistema Solar.

“Nessa área se tenta dizer algo sobre sistemas que são regidos por leis simples, mas nos quais, em longo prazo, coisas muito complexas acontecem. Aprendemos desde cedo que um sistema planetário, por exemplo, é regido pela lei da gravitação. Um planeta em torno do Sol, segundo essa lei, descreve uma elipse, mas, quando consideramos vários planetas juntos, a partir das leis de Newton, chega-se a comportamentos difíceis de se descrever com o tempo”, disse à Agência Fapesp o pesquisador.

Para ver toda o vídeo da entrevista, assista no canal do YouTube.

Fonte: Diego Freire (Agência Fapesp)