Notícia

W Rádio Brasil

Nova espécie de peixe-elétrico emite a maior voltagem já registrada em um animal

Publicado em 11 setembro 2019

Por André Julião  |  Agência FAPESP

Um estudo publicado na revista Nature Communications nesta terça-feira (10/9) revela que existem ao menos três espécies de peixe-elétrico conhecidas como poraquê e não apenas uma, como se pensava.

Uma das duas novas espécies descritas no artigo emite a maior voltagem já registrada em um animal, chegando a 860 volts. A pesquisa foi apoiada por FAPESP, Smithsonian Institution e National Geographic Society, entre outras instituições. Além de gerar novos conhecimentos sobre o animal, depois de mais de 250 anos de sua primeira descrição, abre novas possibilidades de investigação, como, por exemplo, sobre a origem e a produção de descargas elétricas fortes em outros peixes.

Os peixes-elétricos compõem um grupo de mais de 250 espécies dotadas de um órgão capaz de produzir eletricidade, geralmente fraca, usada para se comunicar e para navegar. uma vez que a maioria tem olhos muito pequenos.

“O poraquê, que pode chegar a 2,5 metros de comprimento, é o único a produzir também descargas fortes. Ele faz isso por meio de três órgãos elétricos. Essas descargas são usadas para defesa e caça”, disse Carlos David de Santana, pesquisador-associado do National Museum of Natural History, da Smithsonian Institution, nos Estados Unidos, e primeiro autor do artigo.

A pesquisa integra o Projeto Temático “Diversidade e evolução de Gymnotiformes (Teleostei, Ostariophysi)”, coordenado por Naércio Menezes, professor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (MZ-USP).

A correlação entre as análises do DNA, da morfologia e do ambiente do poraquê, além da medição da voltagem emitida, permitiu reclassificar os animais em três espécies diferentes. A única conhecida até então, Electrophorus electricus, foi descrita em 1766 pelo naturalista sueco Carl Linnaeus.

Além da E. electricus, agora definida como a espécie que vive na região mais ao norte da Amazônia, os pesquisadores encontraram diferenças suficientes para acrescentar ao gênero a Electrophorus varii e a Electrophorus voltai.

O artigo tem entre os autores Luiz Antonio Wanderley Peixoto, pós-doutorando do MZ-USP sob supervisão de Aléssio Datovo da Silva, pesquisador principal do Temático e professor na mesma instituição.

“Empregamos a medida da voltagem como forma de diferenciação, algo inédito na identificação de novas espécies”, disse Menezes. Durante medições em campo, usando um voltímetro, os pesquisadores registraram em um exemplar de E. voltai uma descarga de 860 volts, a maior já medida em um animal. Até então, a mais alta era de 650 volts.

A nova espécie foi nomeada em homenagem ao físico milanês Alessandro Volta, criador da primeira bateria elétrica, em 1799. Volta se inspirou nos poraquês para sua invenção.

E. varii, por sua vez, é uma homenagem ao zoólogo Richard P. Vari, pesquisador da Smithsonian Institution falecido em 2016. “Foi o cientista estrangeiro que mais influenciou e auxiliou estudantes e pesquisadores brasileiros no estudo de peixes na América do Sul”, disse Santana.

Diversidade chocante

Santana, que durante a pesquisa entrou em muitos rios para coletar poraquês e tomou alguns choques, explicou que, apesar da alta voltagem, a descarga emitida pelo animal tem baixa amperagem (cerca de 1 ampere) e não é necessariamente perigosa para humanos.

Para efeito de comparação, uma tomada pode ser de 10 ou 20 amperes e, por isso, é capaz de deixar uma pessoa grudada nela durante um choque, aumentando sua letalidade. Além disso, a corrente do poraquê não é contínua, mas dispara pulsos alternados e se descarrega depois de uma descarga forte, precisando de tempo para se recarregar.

Mesmo assim, encontrar um grupo de animais dentro d’água pode ser bastante perigoso. Ainda que o choque em si não mate uma pessoa saudável, pode ser arriscado para cardíacos, além de contribuir para uma queda ou afogamento. “O choque causa um atordoamento na vítima, suficiente para capturar uma presa ou espantar uma ameaça maior”, disse Santana.

As pesquisas realizadas pelo grupo têm mostrado ainda que os poraquês se comunicam para se reunir e eletrocutar uma potencial ameaça. Ao contrário do que dizia a literatura científica até então, os animais não são solitários e podem se reunir em grupos de até 10 indivíduos na fase adulta.

Para a nova classificação, foram analisados 107 animais coletados em diferentes regiões amazônicas, não só do Brasil como do Suriname, Guiana Francesa e Guiana. Inicialmente, os pesquisadores usaram o método conhecido como código de barras de DNA (DNA barcoding), realizando o sequenciamento do gene mitocondrial Citrocromo C Oxidase I (COI), padrão para identificação de espécies animais. Depois, mais nove genes mitocondriais e nucleares foram sequenciados e várias análises foram conduzidas a fim de validar os resultados do DNA barcoding.

“As três espécies têm uma forma de corpo muito conservada e não mudaram muito ao longo dos últimos 10 milhões de anos de evolução. São poucos detalhes da morfologia externa que as diferenciam e só a análise integrada com a genética e a ecologia foi capaz de fazer uma distinção robusta das espécies”, disse Santana.

Separação ecológica

Além de mostrar claras diferenças genéticas, os dados do sequenciamento foram cruzados com os ecológicos. A espécie que conservou o nome E. electricus se restringe ao extremo norte amazônico, na região geológica conhecida como Escudo da Guiana, que abrange o norte dos estados do Amapá, Amazonas e Roraima, além de Guiana, Guiana Francesa e Suriname.

Já os poraquês da espécie E. voltai ocupam o chamado Escudo Brasileiro, no sul do Pará e do Amazonas, Rondônia e norte de Mato Grosso. As regiões de escudo são conhecidas por serem mais altas (acima de 300 metros de altitude). A região é caracterizada por possuir corredeiras e cachoeiras, com águas claras e bem oxigenadas, fundo de rochas ou areia e baixa quantidade de sais dissolvidos.

Essas características favorecem as duas espécies desse tipo de hábitat, que têm cabeça mais achatada, ideais para nadar e caçar em ambientes de águas rápidas e fundo de pedras, por exemplo. Além disso, a pouca quantidade de sais dissolvidos proporciona uma baixa condutividade elétrica na água. Portanto, especula-se, que os animais precisem produzir descargas elétricas mais fortes para capturarem as suas presas, como acontece com E. voltai, que teve registrada durante o estudo a maior voltagem já produzida por um animal.

Por outro lado, E. varii foi mapeada na região mais baixa da bacia amazônica, vivendo em águas turvas e muitas vezes pouco oxigenadas, com fundo arenoso ou lamacento. Além disso, a quantidade maior de sais dissolvidos aumenta a condutividade da água, favorecendo a propagação da descarga elétrica, que na espécie variou entre 151 e 572 volts.

Os pesquisadores estimam que as espécies divergiram duas vezes. Na primeira, E. varii surgiu no período Mioceno (cerca de 7,1 milhões de anos atrás), quando ela se separou do ancestral em comum de E. voltai e E. electricus. Foi só no Plioceno (cerca de 3,6 milhões de anos atrás), que E. voltai e E. electricus chegaram na configuração atual.

Novos estudos genéticos serão feitos para confirmar a hipótese de que a separação ecológica (ambiente de escudo versus várzea) foi um fator responsável por repartir E. varii (várzea) de E. electricus e E. voltai (escudo) do seu ancestral em comum. Além disso, os pesquisadores continuam capturando e medindo a voltagem emitida pelos poraquês para confirmar o recorde de 860 volts. Eles preveem ainda encontrar novas espécies em outros gêneros de peixe-elétrico.

“A descoberta das novas espécies de poraquês na Amazônia, um dos hotspots de biodiversidade do planeta, exemplifica o quanto ainda há para ser descoberto na natureza. Além disso, o interesse de outras áreas da ciência, como medicina e biotecnologia, reforça a necessidade de conservação da região e de estudos que envolvam parcerias nacionais e internacionais para a exploração da biodiversidade na região”, disse Santana.

Atualmente, outros grupos estudam possíveis aplicações das pesquisas sobre poraquês, seja em análises das enzimas produzidas pelos órgãos elétricos, a fim de testá-las como componentes para produção de medicamentos para possíveis tratamentos de doenças neurodegenerativas como Alzheimer, ou como modelo para a criação de baterias para próteses e sensores implantados em humanos, por exemplo.

Além da Smithsonian Institution e do Museu de Zoologia da USP, o trabalho contou com pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Museu Paraense Emílio Goeldi, Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de instituições dos Estados Unidos, Suíça e Suriname.

O artigo Unexpected species diversity in electric eels with a description of the strongest living bioelectricity generator (doi: 10.1038/s41467-019-11690-z), de C. David de Santana, William G. R. Crampton, Casey B. Dillman, Renata G. Frederico, Mark H. Sabaj, Raphaël Covain, Jonathan Ready, Jansen Zuanon, Renildo R. de Oliveira, Raimundo N. Mendes-Júnior, Douglas A. Bastos, Tulio F. Teixeira, Jan Mol, Willian Ohara, Natália Castro e Castro, Luiz A. Peixoto, Cleusa Nagamachi, Leandro Sousa, Luciano F. A. Montag, Frank Ribeiro, Joseph C. Waddell, Nivaldo M. Piorsky, Richard P. Vari e Wolmar B. Wosiacki, pode ser lido em: www.nature.com/articles/s41467-019-11690-z.

Este texto foi originalmente publicado por Agência FAPESP de acordo com a licença Creative Commons CC-BY-NC-ND. Leia o original aqui.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
Estadão.com O Globo online G1 UOL BOL Portal R7 Folha.com Portal Exame Estado de Minas online IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online BOL UOL Portal R7 Folha de S. Paulo G1 Veja online The Joplin Globe (EUA) online Stamford Advocate (EUA) online CityNews Toronto (Canadá) St. Louis Post-Dispatch (EUA) online The Daily News (EUA) online Bozeman Daily Chronicle (EUA) online Midland Daily News (EUA) online Daily Journal Online (EUA) The Ridgefield Press (EUA) online The Quad-City Times (EUA) online The Pantagraph (EUA) online New Haven Register (EUA) online Armstrong My Wire (EUA) San Antonio Express-News (EUA) online WOW! (EUA) Waterloo-Cedar Falls Courier (EUA) online My HuguesNet (EUA) The Trumbull Times (EUA) online Atlantic Broadband (EUA) EPTV El Paso Inc. (EUA) online New Canaan Advertiser (EUA) online Richmond Times-Dispatch (EUA) online Bay News 9 (EUA) BBC Brasil The New York Times (EUA) online Daily Mail (Reino Unido) online Terra Terra Bruno Sampaio Blog Só Fatos Nominuto.com Silvani Notícias (G1 Notícias) Fronteira Online Portal G1 News Votunews MSN Conexão Marília Gazeta do Cerrado Redação Agro The Atlantic (EUA) online Agência France Presse Paris Match (França) online Planeta online GP1 Dica do tio Fala Guarulhos Folha da Região (Araçatuba, SP) online Guarulhosweb Correio Popular online ESHOJE (Vitória, ES) O Liberal (PA) online O Tempo online TV Vertentes O Liberal (Americana, SP) online Gazetaweb (Alagoas) Jaru Online Jornal Rondônia Vip Revista Sustinere online Voce Gosta da Resenha! Portal dn7 Gazeta do Mato Grosso Coxim Agora ClickNews Brasil Soberano e Livre Blog Ultimas Noticias O Tempo (Contagem, MG) online Correio do Papagaio online Jornal da Cidade (Bauru, SP) online Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Pampulha online Meon Mix Vale TV Band Bem Paraná online A Crítica (MS) online A Tarde (BA) online CGN Cruzeiro do Sul online Diário de Notícias online Diário do Grande ABC online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Portal do Holanda Repórter Diário Super Notícia 91,7 FM Tarobá News Tribuna do Agreste Tribuna do Interior online Tribuna do Sertão Tribuna PR Clube dos Animais Folha de Londrina online Ambientebrasil Esteta O Estado (MS) online Jornal Joseense News Zeit online (Alemanha) Meio Norte online The Guardian (Reino Unido) online Nature (Reino Unido) online Newsweek (EUA) online The Sun (Reino Unido) online Nossa Cara Amazônia The Business Times (Singapura) online Le Nouvelliste (Canadá) online La Voix de l'Est - Granby (Canadá) online RTBF (Bélgica) Futura-Sciences (França) Redon.maville.com (França) Xinhua Português (China) Guaiana, toutes les Guyanes O Nortão online Confap - Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa The Register-Herald Rádio Web Juazeiro Espaço Ecológico no Ar Blog A Fonte RolNews Ariquemes CBS4 Gainesville (EUA) BFMTV (França) Entorno inteligente (Venezuela) Jornal da Ciência online Siouxland News (EUA) Wilder (Portugal) IG Em Tempo (Manaus, AM) online Minha Campinas Sputnik News (Rússia) Gazeta Central Petrolândia em Foco Floresta Notícias Mato Grosso Digital Revista Ecológico online Em Tempo (Manaus, AM) online FA Notícias The Associated Press (EUA) CNN (EUA) NCYT Amazings (Espanha) Yahoo! (Índia) The New York Times (EUA) online Cerrado Editora The Washington Post (EUA) online Más Noticias (México) Green Area (Líbano) Galileu online FOX 55/27 Illinois (EUA) ABC16/FOX 24 - WGXA (EUA) Die Welt (Alemanha) online Rádio BandNews Difusora Manaus 93.7mhz Herald&Review (EUA) online KMOV News 4 (EUA) KOMO News (EUA) ABC News (EUA) NBC 24 (EUA) ABC News 4 (EUA) WSBT (EUA) Indiatimes (Índia) News Channel 20 (EUA) WLOS ABC 13 (EUA) KOKH FOX 25 News (EUA) WZTV FOX 17 News (EUA) Yahoo! (França) WTOP - Washington's Top News (EUA) KMTR NBC 16 (EUA) ABC 13 - WSET ABC 30 St. Louis (EUA) NBC25 News (EUA) KFOX-TV (EUA) MSN (Suíça) Forbes (EUA) online Business Insider (EUA) KHQA-TV (EUA) The World News (Ucrânia/Brasil) Agora MT KATV Channel 7 (EUA) The Washington Post (EUA) online WTOV-TV CBS 4 (KGBT-TV) Valley Central (EUA) WCYB NBC 5 (EUA) KEPR-TV (EUA) KRNV-DT (EUA) KXXV-TV (EUA) KPIC CBS (EUA) News 12 New Jersey (EUA) ABC 7 Amarillo (EUA) KSNV News 3 Las Vegas (EUA) FOX 26 Houston (EUA) FOX 31 WFXL - TV Albany (EUA) KLEW-TV (EUA) WBFF FOX 45 Baltimore (EUA) WSMH Fox 66 (EUA) KDBC CBS 4 News (EUA) WSB-TV (EUA) Boston 25 News (EUA) WACH FOX 57 (EUA) KTVL News 10 (EUA) The Billings Gazette (EUA) online WFTV (EUA) WWMT (EUA) KCBY CBS 11 (EUA) WJAX-TV - Action News Jax (EUA) WPXI (EUA) WiscNews (EUA) My San Antonio Express-News (EUA) KIRO-TV (EUA) WRAL TV (EUA) WJAC-TV (EUA) FOX13 Memphis (EUA) FOX Carolina (EUA) WLUK-TV FOX 11 (EUA) WSOC-TV (EUA) KVOA News 4 Tucson (EUA) O Pantanal OnLine Houston Chronicle (EUA) online Sociedade Científica Agrosoft Laredo Morning Times (EUA) online Connecticut Post (EUA) online 1010 Wins 1010 AM (EUA) Newser (EUA) WAVY TV 10 The Post-Star (EUA) online icFlorida (EUA) MRT - Midland Reporter-Telegram (EUA) WDHN-TV - Dothan First (EUA) fredericksburg.com Manila Bulletin (EUA) online The Edwardsville Intelligencer (EUA) online Bluefield Daily Telegraph (EUA) online Moose Gazette (EUA) SRN News - Salem Radio Network News (EUA) Blog Black Hat Seo KBTV Fox SETX (EUA) KIMA-TV (EUA) Shelton Herald (EUA) online Napa Valley Register (EUA) online AJC - Atlanta Journal Constitution (EUA) online The News & Advance (EUA) online WHEC TV (EUA) SFGate (EUA) Greenwich Time (EUA) online FOX10 News (EUA) FOX23 News (EUA) KCTV5 News (EUA) Yahoo! (EUA) ABC 8News - WRIC (EUA) CP24 (Canadá) WGCL-TV CBS 46 (EUA) AZFamily (EUA) Insider (EUA) The Brunswick News (EUA) online WSMV News 4 (EUA) NBC 10 WJAR (EUA) Hanford Sentinel (EUA) online The Hour (EUA) online The Dispatch (EUA) online The Middletown Press (EUA) online SeattlePI - Seattle Post-Intelligencer (EUA) Plainview Daily Herald (EUA) online The Darien Times (EUA) online KPTV FOX 12 (EUA) WDKY Fox Lexington (EUA) Chippewa Herald (EUA) online KHGI Nebraska TV (EUA) Ottumwa Courier (EUA) online Missoulian (EUA) online Jacksonville Journal-Courier (EUA) online WOWK-TV (EUA) The Clinton Herald (EUA) online MyNorthwest.com (EUA) The Herald Bulletin (EUA) online Philippine Canadian Inquirer (Canadá) online Walla Walla Union-Bulletin (EUA) online WMBB-TV (EUA) The News-Times (EUA) online Huron Daily Tribune (EUA) online WPFO FOX23 (EUA) NEWS10 ABC (EUA) The Herald News (EUA) online The Muscatine Journal (EUA) online Spectrum News (EUA) Fremont Tribune (EUA) online Dayton 24/7 Now (EUA) 95.5 WSB (EUA) The Washington Times (EUA) online Tribuna Amapaense online ABC27 (EUA) myMotherLode.com (EUA) WOAI NBC News Channel 4 San Antonio (EUA) WPMI NBC 15 (EUA) WCTI ABC 12 (EUA) U.S. News & World Report (EUA) KSL.com (EUA) KATU ABC 2 (EUA) WGME CBS 13 (EUA) WTVC NewsChannel 9 (EUA) WJLA (EUA) Local 12 WKRC-TV (EUA) KUTV CBS 2 (EUA) ABC 33/40 (EUA) WFSB Channel 3 Eyewitness News (EUA) NBC Montana (EUA) The Seattle Times (EUA) KTXS-TV (EUA) KVAL CBS 13 (EUA) Local 21 CBS News (EUA) KRCG 13 (EUA) KGAN CBS 2 and KFXA Fox 28 (EUA) UpNorthLive (EUA) KBOI-TV CBS 2 (EUA) WEAR ABC 3 (EUA) KRCR News Channel 7 (EUA) KABB Fox News 29 San Antonio (EUA) BakersfieldNow (EUA) San Francisco Chronicle (EUA) online KFDM News (EUA) WPEC CBS 12 (EUA) AJC - Atlanta Journal Constitution (EUA) online KRXI Fox 11 (Reno, EUA) WTTE FOX28 (Columbus, EUA) Toronto Star (Canadá) online WPDE ABC15 (EUA) WSYX ABC 6 is On Your Side (EUA) KTUL ABC 8 (EUA) Federal News Network 1500 AM (EUA) New York Ag Connection (EUA) WRBL News 3 (EUA) Portal Lapa Oeste Que Notícias Star Tribune (EUA) online WNEM-TV (EUA) WFMZ-TV 69 News (EUA) CenturyLink (EUA) Times Union (EUA) online Arizona Daily Sun (EUA) online Winona Daily News (EUA) online The Bismarck Tribune (EUA) online KFXL Fox Nebraska (EUA) Racine Journal Times (EUA) online FOX 28 Spokane (EUA) WNYT NewsChannel 13 (EUA) WREX-TV (EUA) FOX56 WOLF TV (EUA) madison.com (EUA) The World (EUA) online Rapid City Journal (EUA) online WTHR-TV Channel 13 (EUA) Denton Record-Chronicle (EUA) online New Castle News (EUA) online FOX 42 KPTM (EUA) Western Mass News (EUA) City News 1130 (Canadá) Corvallis Gazette-Times (EUA) online Daily News-Record (EUA) 9 & 10 News (EUA) Santa Ynez Valley News (EUA) online ABC 6 NEWS - KAAL TV (EUA) Casper Star-Tribune (EUA) online Arizona Daily Star (Tucson, EUA) online Times-News (EUA) online The Times of Northwest Indiana (EUA) online The Columbus Telegram (EUA) online La Crosse Tribune (EUA) online Albany Democrat-Herald (EUA) online The Waco Tribune-Herald (EUA) online Hamodia (EUA) online KOB 4 (EUA) The Southern Illinoisan (EUA) online 660 NEWS (Canadá) Suddenlink Communications (EUA) TDS TV & Movies (EUA) Beatrice Daily Sun (EUA) online The Telegraph (EUA) online New Country 92.3 (EUA) Lompoc Record (EUA) online Lebanon-Express (EUA) online Lincoln Journal Star (EUA) online Opelika-Auburn News (EUA) online Traverse City Record-Eagle (EUA) online The Eagle (EUA) online The Sentinel (EUA) online Dunya News (Paquistão) New Jersey Herald (EUA) online MSN (Canadá) The Finance Today (Bangladesh) The Press of Atlantic City (EUA) online 102.3 KRMG (EUA) AM 720 KDWN (EUA) KTTC (EUA) Local 4 News WHBF TV - OurQuadCities.com (EUA) WPTA-TV (EUA) Walls 102 (EUA) KUSI-TV (EUA) WMBD - CIProud.com (EUA) Amazonei Ciência na rua Conexão Planeta The Wilton Bulletin (EUA) online The Milford Mirror (EUA) online WGEM-TV (EUA) WIAT CBS 42 (EUA) KTIV News 4 (EUA) Index-Journal (EUA) online YourCentralValley.com KSEE24 (EUA) Westport-News (EUA) online Bastille Post Global (Hong Kong) WTNH News 8 (EUA) KTSM 9 News (EUA) The Daily Progress (EUA) online WWLP (EUA) KLFY News 10 (EUA) WZDX RocketCityNow (EUA) Boston Herald (EUA) online Santa Maria Times (EUA) online VOA News (EUA) Las Vegas Sun (EUA) online Albuquerque Journal (EUA) online KAMR MyHighPlains.com (EUA) Voice of Alexandria (EUA) WQOW-TV (EUA) Herald and News (EUA) online WWL Radio (EUA) KNWA and Fox 24 Northwest Arkansas News (EUA) KEYE-TV (EUA) WRGB CBS 6 (EUA) WDVM-TV (EUA) Citrus County Chronicle (EUA) online The Daily Nonpareil (EUA) online The Daily Courier (EUA) online WWJ Newsradio 950 (EUA) KSN-TV (EUA) FOX5 Las Vegas (EUA) Daily Comet (EUA) online KLAS 8 News Now (EUA) KWKT - FOX 44 (EUA) Greenwatch Dhaka (Bangladesh) KXAN-TV (EUA) HomeTV2Go (EUA) WSAV-TV (EUA) Dzerkala.com (Ucrânia) WIVT NewsChannel 34 (EUA) KBJR 6 (EUA) KTAR-FM (EUA) KTVN Channel 2 (EUA) The Oklahoman (EUA) online WVVA News (EUA) Fort Wayne's NBC (EUA) MyStateline.com (EUA) WWTI InformNNY.com (EUA) KLBK News - EverythingLubbock.com (EUA) WANE-TV (EUA) KTAB News - Bigcountryhomepage.com (EUA) Skagit Valley Herald (EUA) online KOIN (EUA) Lee News Central KSNF/KODE - FourStatesHomepage.com (EUA) The Bakersfield Californian (EUA) online AM 1440 KYCR (EUA) Danville Register & Bee (EUA) online KARK-TV (EUA) Daily Iowegian (EUA) online KWWL (EUA) The North Platte Telegraph (EUA) online WNCN CBS 17 (EUA) WKOW-TV (EUA) KLST-TV - ConchoValleyHomepage.com (EUA) Big News Network (Emirados Árabes Unidos) Morris Broadband (EUA) News 9 WAOW (EUA) NewWave Communications (EUA) EPB of Chattanooga (EUA) KDOW 1220 AM (EUA) Service Electric Cablevision (EUA) WTRF-TV (EUA) We Are Iowa Local 5 News (EUA) KOLR - OzarksFirst.com (EUA) KHON2 News (EUA) ABC4 Utah (EUA) WV News (EUA) WBAL NewsRadio 1090 and FM 101.5 (EUA) WCBD-TV (EUA) Grande Communications (EUA) The Idaho Press (EUA) online WCIA 3 & WCIX (EUA) WXOW-TV (EUA) WCBS NewsRadio 880 AM (EUA) MyMcMurray (EUA) Republica (Nepal) online KX News (EUA) Ideal MT FOX48 & CenLANow.com (EUA) KETK-TV (EUA) The MetroWest Daily News (EUA) This is Money (Reino Unido) Marietta Daily Journal (EUA) online Sao Paulo News (Emirados Árabes Unidos) CNYCentral (EUA) The Montana Standard (EUA) online Reading Eagle (EUA) online WOKV News - 104,5 (EUA) WBEN 930 AM (EUA) Sitios Fuente (México) Statesville Record & Landmark (EUA) online Yakima Herald (EUA) online The Grand Island Independent (EUA) online Portal Amazônia Portal de Notícias WJET/WFXP/YourErie.com (EUA) FOX16 News (EUA) NBC4 WCMH-TV (EUA) WFXR (EUA) WGLC 100.1 FM (Peru) Winston-Salem Journal (EUA) online LNP - Lancaster Online (EUA) online TV Band Cornell Chronicle (EUA) Technology Org Cornell CALS - Cornell University (EUA) KidsNews (Austrália) Anayemeni (Iêmen) The Scottish Sun (Reino Unido) Mississippi Valley Publishing (EUA) The Indiana Gazette (EUA) online Globe Gazette (EUA) online Portal Metropolitano AM CRI - China Radio International (Português) Daily Asian Age (Bangladesh) Cable ONE (EUA) KNSS Radio (EUA) Texoma's Homepage (EUA) WEEK-TV 25 (EUA) Elko Daily Free Press (EUA) online Opelika-Auburn News (EUA) online Yahoo! (Reino Unido) World News Today (EUA) WSPL - AM1250/98.5FM (EUA) 106.5 The Arch (EUA) WRDE Coast TV (EUA) 570 NEWS (Canadá) NewsTalk 97.1 FM (EUA) Beaumont Enterprise (EUA) online The World News (Ucrânia) NEWS 95.7 (Canadá) 680 NEWS (Canadá) The Columbus Dispatch (EUA) online The Register Citizen (EUA) online Talk Radio 1210 WPHT (EUA) Daily Sangbad Konika (Bangladesh) WBT Charlotte's News Talk Radio Station (EUA) 1310 NEWS (Canadá) Cincinnati Bell (EUA) Windstream Holdings (EUA) Austin American-Statesman (EUA) online AM 970 The Answer (EUA) AM 1070 The Answer (EUA) Money 105.5 FM (EUA) Rádio BandNews Difusora Manaus 93.7mhz AM 560 the Answer (EUA) Snopes Classic Hits 106 (EUA) Talk 1370 AM (EUA) iNFOnews Kelowna (Canadá) CenturyLink (EUA) 102.3 KRMG (EUA) JG-TC - Journal Gazette/Times-Courier (EUA) online CNYhomepage St. Joseph News-Press (EUA) online Daily Sun (África do Sul) online Yahoo! (Índia) Calgary News (Emirados Árabes Unidos) UNB - United News of Bangladesh (Bangladesh) News Now Vegas (Estados Unidos) Latest News Global CnWorldNews KRQE News 13 (EUA) INPA Portal do Generoso Audiovox Esperas Telefônicas Ciencianautas TecSpoiler ContilNet Notícias Dom Total Blog DT Notícias Band Marechal online Jornal Cidade (Porto Nacional, TO) online Foco de Notícias Head Topics (Brasil) Itamarati News 94.9 FM do Povo Jornal Rondônia RIC Mais Rondônia Urgente Top Guarulhos Vilhena Notícias A Notícia Agora Aqui Notícias online Bonde Conexão Amazonas Daynews Gazeta Central Studio Max TV Tribuna Top Tropical FM FAPEMA - Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão Guarantã News Urgente News MSN MSN Rádio Web Juazeiro Folha de Boa Vista PressFrom - Brasil Sou de Palmas ND Online RolimNotícias Jornal de Brasília MD Manchetes Do Dia Plantão Diário O Observador Pró Ambiente Campinas Sintonia de Rondônia Observatório Manaus Rondônia Virtual Simtetaxis Siscomex Smades Rádio Educadora Notícias Toda Hora Imprensa Online Chagas Tardelli Sapo Notícias Spot SCI TV Estadão - Vídeos Agito Espigão Canal R1 Santana Agora FAM Juará Online Rádio Planalto REDDIT Brasil