Notícia

Jornal da Ciência online

Nova edição impressa do Jornal da Ciência destaca o cenário e as perspectivas para a Ciência em 2016

Publicado em 11 março 2016

Na nova edição do JC impresso, dirigentes de entidades como o Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a SBPC traçam o cenário e as perspectivas para a Ciência em 2016. Há um consenso de que é preciso manter um estado de permanente vigilância para que o País não retroceda após tantos avanços obtidos em ciência, tecnologia e inovação.

O alento com a aprovação do novo Marco Legal da CT&I, assinado pela presidente da República, Dilma Rousseff, em 11 de janeiro, após cinco anos de intensas discussões entre inúmeras entidades, se estremeceu logo em seguida com os vetos presidenciais. Imediatamente, os personagens envolvidos na laboriosa elaboração da nova lei uniram-se para analisar os vetos e propor, com argumentação sólida, a volta à proposta original. É um processo em andamento, que poderá arrastar-se por algum tempo ainda.

Publicamos ainda uma entrevista com o professor Carlos Alfredo Joly, um dos brasileiros mais respeitados em todo o mundo no campo de estudos da biodiversidade. Joly, que é coordenador do programa Biota/Fapesp e diretor do Painel Multidisciplinar de Especialistas da IPBES (Plataforma Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos), afirma que o atraso na aprovação do novo Marco da Biodiversidade, lei sancionada em maio de 2015, traz grandes prejuízos para as pesquisas em biodiversidade no País.

No campo da saúde, como quase que inevitável, temos um artigo sobre o zika vírus, as várias formas de microcefalia, e as possíveis correlações, além da terminologia mais correta. O médico Thomaz Rafael Gollop, professor livre docente em Genética Médica pela Universidade de São Paulo, e coordenador do Grupo de Estudos sobre o Aborto (GEA), autor do artigo, aceitou o convite do Jornal da Ciência para buscar trazer alguma luz à avalanche de informações sobre a epidemia do zika.

Ainda nesta edição, noticiamos a abertura das inscrições para a próxima reunião anual da SBPC, a realizar-se na UFSB, em Porto Seguro, entre 3 e 9 de julho próximo; o projeto SBPC vai à Escola; e os desafios do Comitê de Igualdade de Gênero, do MCTI.

Uma boa notícia é que, a partir desta edição, passamos a ter 16 páginas, e aumentamos a tiragem para 5 mil exemplares. Assim, todos os sócios em dia com a SBPC, vão receber o Jornal da Ciência impresso pelos correios.

Veja aqui a edição completa.