Um medicamento fotossensível está se tornando um dos mais usados nos EUA para tratar tumores de garganta e cérebro. O Photofrin foi liberado pelas autoridades de saúde americanas para controlar o câncer quando o tratamento a laser é ineficaz. O remédio se adere às células doentes e, ativado com a luz, mata o tecido com câncer.
Elemento mais pesado é criado
Uma equipe internacional de físicos conseguiu criar durante alguns instantes um novo elemento químico, informou ontem a Associação de Pesquisas de tons Pesados (CSI) de Damstadt, na Alemanha. O elemento é o mais pesado já identificado até agora. Seu número atômico na tabela periódica de Mendeleieve 112 e é 277 vezes mais pesado do que o hidrogênio, o mais leve. O elemento foi criado por físicos alemães, russos, eslovacos e finlandeses dentro de um acelerador de partículas, a partir de átomos de zinco bombardeados contra uma folha de chumbo. A produção do demento 112 é tão difícil que, por enquanto, ele só serve para um propósito: pesquisa.
Indicar mal do AlzhEimEr
Pessoas que apresentam habilidade para escrever quando jovens podem ter um risco menor de desenvolverem os sintomas do mal de Alzheimer ao ficarem mais velhas. A pesquisa, publicada na revista da Associação Médica Americana (JAMA), envolveu 93 freiras, de 75 a 82 anos de idade, em Wisconsin. Em 1991, os especialistas avaliaram as autobiografias que as freiras haviam escrito ao entrar para o convento. Cinco das 14 freiras que morreram desde 91 sofriam do mal de Alzheimer e apresentavam dificuldades lingüísticas.
Rios e lagos sofrem com 'trio mortal'
O aquecimento global, a chuva ácida e o buraco na camada de ozônio estão gerando uma combinação mortal para as formas de vida em lagos e rios, afirmaram cientistas canadenses. Os dois primeiros reduzem os níveis de carbono na água, elemento que protege a flora e a fauna dos raios solares. A radiação ultravioleta aumenta devido às falhas na camada de ozônio.
Notícia
Jornal do Brasil