Notícia

Esteta

Nova câmera digital de microscópio

Publicado em 04 junho 2014

Por Mariana Trevisoli

Por meio do projeto temático Biota-Fapesp (registro 2010/50188-8) denominado “Crustáceos Decápodes: multidisciplinaridade na caracterização da biodiversidade marinha do Estado de São Paulo (taxonomia, espermiotaxonomia, biologia molecular e dinâmica populacional)”, coordenado pelo Prof Dr. Fernando L. M. Mantellato (pesquisador responsável) da FFCLRP-USP, tendo como pesquisadores principais os Professores Doutores Rogério C. Costa (UNESP/FC de Bauru) e Fernando José Zara (Unesp de Jaboticabal), adquiriram recentemente uma nova câmera para captação de imagens digitais instalada no Microscópio Eletrônico de Transmissão Jeol J1010 do Laboratório de Microscopia Eletrônica (LME) da Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV) da Unesp de Jaboticabal.

A câmera da empresa Gantan foi instalada no último mês de maio, como parte de um aditivo de US$ 105.000,00 obtido junto a FAPESP, destinado ao subprojeto “Espermiotaxonomia”, coordenado pelo professor Zara.

Segundo o professor, esta nova câmera, a qual esta conectada a uma Workstation, e tem refrigeração à agua, melhorará consideravelmente as imagens das pesquisas produzidas por toda a comunidade da FCAV e Instituições de Ensino Superior da região, permitindo a publicação de micrografias digitais com qualidade, favorecendo a divulgação dos resultados da FCAV em revistas de alto impacto.

Estes equipamentos estão disponíveis a toda a comunidade e para a sua utilização os interessados deverão procurar os técnicos do Laboratório de Microscopia Eletrônica da FCAV para agendamento e mais informações, pelo telefone (16) 3209-7495.

Fonte: Prof. Dr. Fernando José Zara

FCAV/Jaboticabal