Maquetes de estruturas e boxes, desenhos, frutas reproduzidas em material reciclável, mudas produzidas de rosa do deserto, muita alegria e energia… Tudo isso fez parte do cenário montado, em trabalho escolar, pelas crianças do Pré II do Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI) Irmã Maris Stella, na região da grande Horizonte, em Tangará da Serra.
O trabalho observou a metodologia de projeto da Fundação Sicredi, no contexto do programa “União Faz a Vida”, com foco institucional na Educação, e também foi embasado no projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil, executado pelas esferas estadual de governo, através do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
Para realizar o trabalho, as crianças da creche iniciaram pela escolha da Feira como local a ser pesquisado. Assim, no dia 25 de setembro último, acompanhadas de professores e monitores, elas visitaram a Feira do Produtor do Centro para conhecer a dinâmica do tradicional ponto de comercialização da Agricultura Familiar do município. (Ao final do texto, vídeo com apresentação do trabalho)
Leia mais: Tangará recebe nesta quinta e sexta a “Expedição Ser Família Mulher - MT por Elas”
“Trabalho de campo”
A criançada percorreu todo o interior do mercado público, passando nos setores de hortifruti, de carnes e derivados e de outros produtos da agricultura familiar, além da praça de alimentação, do artesanato e do setor de importados.
Com muitas perguntas, levantaram informações na administração do complexo. Ali, ficaram sabendo que a Feira iniciou suas atividades em 1981 (há 43 anos) e que a atual estrutura foi inaugurada em 2003. Sobre o atendimento, os pequenos visitantes souberam que é realizado por cerca de 290 feirantes cadastrados na Asfet – Associação dos Feirantes de Tangará da Serra -, nas manhãs de domingo, e às quartas-feiras em dois horários, manhã e noite. Também receberam a informação de que a estrutura é pública, pertencente ao município, tendo a Asfet como entidade mantenedora.
Às crianças também foi informado que os produtos comercializados na Feira do Produtor têm origem, principalmente, nas propriedades familiares localizadas no cinturão verde do município.
Todas estas informações e a dinâmica da Feira foram retratadas no cenário montado pelas crianças atendidas pela creche. A atividade foi orientada pelas professoras Conceição Aparecida do Carmo e Glauciany Ferreira Gouveia, com acompanhamento dos professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE) Samuel Rodrigues Belo e Claudineia Ferreira da Silva.
O trabalho será apresentado à comunidade no próximo dia 14, na Feira da Literatura Infantil, no Módulo Esportivo.
Irmã Maris Stella
Localizada na rua Jose Mariano, nº 1201-N, na Vila Horizonte, a Creche Irmã Maris Stella é um dos mais tradicionais centros de ensino infantil da região. Atende 340 crianças em creche e pré-escola nos turnos da manhã e da tarde, contando com 12 professores e 12 monitores.
Conta com estrutura completa, salas climatizadas, banheiros adequados e espaço de convivência atendendo aos conceitos de educação humanizada, respeitando a individualidade de cada criança. Também possui ótima estrutura de cozinha/refeitório, servindo duas refeições por turno.
A direção do CMEI Irmã Maris Stella está sob responsabilidade da professora Margarete Amorim Cardoso Becker. Já a coordenação é das professoras Eliane Pessoa Rodrigues e Rosane Rocha.