Notícia

Jornal Agora MS

Nova Andradina investe em educação de qualidade

Publicado em 08 março 2012

Prefeito Gilberto Garcia afirmou que "com Ensino Fundamental forte, alunos tem a oportunidade de poder dar sequência aos estudos"

A educação de Nova Andradina é prioridade absoluta na administração do prefeito Gilberto Garcia. Desde que assumiu o seu mandato, o prefeito tem realizado investimentos significativos, visando contribuir com a formação das crianças e formar cidadãos de sucesso.

Conforme Hélio Schwartsman, que é articulista da Folha de São Paulo, bacharel em filosofia, e autor do livro "Aquilae Titicans - O Segredo de Avicena - Uma Aventura no Afeganistão", o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, revelou que o ensino superior no Brasil está parando de crescer. Hélio Schwartsman lançou a hipótese em seu artigo intitulado "Barreira da Qualidade", de que o fenômeno é que o sistema de ensino se chocou contra a barreira da qualidade, já que, para um aluno avançar ou até mesmo ingressar numa faculdade, precisa estar minimamente preparado.

De acordo com dados do Inep, de1995 a2005, o ensino superior vivia uma expansão acelerada: o número de alunos aumentava 13% ao ano nas instituições privadas e 11% nas públicas. De2005 a2010, porém, houve uma significativa redução nesse ritmo: as particulares cresceram 4,5% ao ano, e as públicas, 0,2%. Schwartsman ainda destaca que a situação piora se foram analisados os números de graduados, pois o número de estudantes que concluíram o curso em 2010 foi menor do que o de 2007. "Por estes motivos, estamos trabalhando para diminuir este déficit, e estamos desenvolvendo projetos e inovações para preparar com qualidade os nossos estudantes, para que eles possam competir em igualdade com alunos de qualquer outra instituição, bem como oferecer todo suporte necessário para a base da educação, que é o Ensino Fundamental", analisa o prefeito Gilberto Garcia.

Em Nova Andradina, um dos grandes avanços na educação foi a implantação do Sistema Apostilado de Ensino, para proporcionar ferramentas de qualidade para os estudantes, pois os professores recebem treinamento para o bom aproveitamento do material, há atividades extracurriculares disponíveis na internet, entre outros trabalhos que podem ser desenvolvidos com os alunos.

Hoje, são cerca de 6 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, que possui nove escolas que oferecem o Ensino Fundamental, e nove Centros de Educação Infantil, atendendo a 920 crianças, e todas as unidades receberam uniformização completa, adquirida pelo Governo Municipal.

O Programa Mais Educação, de ensino integral, foi implantado no ano passado na Escola Municipal Brincando de Aprender, oferecendo além do ensino regular, aulas de dança, cultura, artes, cinco refeições diárias, recebendo elogios dos pais que tem os filhos participantes do programa.

O segundo professor nas salas de 1º ano, quando os alunos estão aprendendo as primeiras letras, é outra inovação que veio para ficar devido ao sucesso do projeto.

E anualmente, as Escolas Municipais realizam e participam de concursos, com os alunos conquistando prêmios e reconhecimento nas esferas estadual e nacional. "A educação é base para o nosso desenvolvimento. Temos a certeza de que Nova Andradina está no caminho certo, com os investimentos realizados para a qualidade da educação", conclui o prefeito.