Notícia

Clipping de Educação

Notícias de Educação - 18/jul/2017

Publicado em 18 julho 2017

Sala de aula

Estudos apontam desvantagens das férias escolares Períodos de férias escolares são encarados como um benefício para crianças, que podem sair da rotina de sala de aula. Mas estudos indicam que os recessos ao final do ano oferecem várias desvantagens: os meses longe da sala de aula podem desacelerar o desenvolvimento intelectual em até 90 dias e o impacto é sentido ao longo de toda a sua vida escolar.

Gazeta do Povo

Nas aulas, os alunos tendem a funcionar melhor sem laptops (matéria em francês) Um bom caderno e caneta pode ser muito mais eficiente do que um laptop. Se uma coisa é certeza, diz o site Scientific American, laptops ainda são onipresentes nas salas de aula. Estas máquinas são geralmente a ferramenta usada para tomar notas ou para pesquisa on-line sobre temas relacionados ao curso. O que em si não é ruim. Mas há uma grande desvantagem. Porque, de acordo com um estudo recente realizado por cientistas da Universidade Estadual de Michigan, em vez de ajudar, o computador torna-se uma ferramenta de distração para muitos estudantes. Claramente, às vezes passa mais tempo conversando com os amigos, navegando em redes sociais, assistindo vídeos ...

Slate.fr (matéria em francês)

Escolas buscam meios para preencher lacuna nos livros didáticos causadas por mudanças políticas A indefinição do cenário político no Brasil pode adiar decisões importantes para os rumos da educação. O impacto mais direto recai sobre a produção de livros didáticos de História voltados para o ensino médio, que dependem da aprovação da Base Nacional Comum Curricular para adotarem novos conteúdos. O intervalo entre a entrega dos manuscritos e a publicação das obras pode deixar os livros desatualizados em relação a temáticas mais recentes, deixando para os professores a tarefa de trabalhar estes assuntos em sala.

O Globo

'A escola deve ser o lugar de encontrar soluções para o mundo real', diz educador "As crianças precisam chegar ao futuro munidas de habilidades que as farão bem-sucedidas no terceiro milênio, e não equipadas para o mundo de ontem em que nós crescemos". Essa é uma das reflexões que propõe Marc Prensky, que estará no Rio em agosto para participar do evento Educação 360 Tecnologia. A tecnologia, ele diz, deu às crianças uma infinidade de novas capacidades, o que fez com que elas se tornassem muito mais empoderadas do que no passado. Os fins educacionais devem mudar: não se trata mais de buscar boas notas, mas sim de fazer do mundo um lugar melhor.

O Globo

DEBATE: Ensino médio flexível vai ajudar na escolha profissional? As novas regras do ensino médio devem aumentar a importância do aconselhamento vocacional nas escolas. Agora, além de orientar para a escolha da profissão, a tutoria deve ajudar o estudante a escolher entre cinco áreas de interesse: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza, Ciências Humanas, ou ensino técnico. O novo modelo divide opiniões entre educadores.

O Estado de São Paulo

Administração do tempo das crianças é essencial para o bom aprendizado A falta de tempo é um fenômeno quase que exclusivo dos adultos. Entretanto, as crianças devem começar cedo a aprender a administrar o seu para se tornarem profissionais dedicados e pessoas mais resolvidas.

Estudo Prático

Avaliação

Escola Sem Partido vai à Justiça contra exigência de redação do Enem A Associação Escola Sem Partido, liderada pelo advogado Miguel Nagib, quer retirar uma das exigências da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O critério questionado diz que será anulada a redação que “desrespeite os direitos humanos”. Mas, para os responsáveis pela Escola Sem Partido, ele é subjetivo e injusto, já que a legislação sobre direitos humanos não está entre os temas cobrados dos candidatos.

Gazeta do Povo

Gestão

Ministério da Educação vai buscar apoio para implementação do Novo Ensino Médio Ministério do Planejamento autoriza que o MEC solicite apoio do Banco Mundial (Foto: Arquivo MEC)O Ministério da Educação foi autorizado pela Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex), órgão ligado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, a solicitar o apoio do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), o Banco Mundial, para implementação do Novo Ensino Médio nos estados. O comunicado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU), desta segunda-feira, 17.

MEC

MEC poderá pedir empréstimo de até R$ 800 milhões para financiar reforma do ensino médio G1

Inclusão

Por que evitar a conversa sobre raça com as crianças pode torná-las racistas Na expectativa de que as crianças não notem diferenças entre pessoas de cores ou raças diferentes e de que, por extensão, não tenham preconceitos, 70% das mães americanas brancas que participaram de um estudo recente disseram não falar sobre raça e preconceito racial com seus filhos de 4 a 7 anos. Reconhecer a existência e discutir abertamente a questão racial é algo que, no entanto, especialistas recomendam que todos os pais devem fazer o quanto antes e com frequência.

Nexo

Frequência escolar de alunos do Bolsa Família tem 2º melhor resultado da história A presença dos alunos beneficiários do Programa Bolsa Família dentro das salas de aula registrou, nos meses de abril e maio deste ano, o segundo melhor resultado da história. Neste período, 87,16% compareceram às aulas regularmente. Segundo o Ministério da Educação, esse número só é inferior ao mesmo período de 2014, que registrou 89,22%.

Estudo Prático

Leis e políticas

Educação aprova obrigatoriedade de curso de extensão para idosos nas universidades A Comissão de Educação aprovou projeto do Senado Federal que obriga as instituições de ensino superior a oferecer cursos e programas de extensão às pessoas idosas (PL 6350/13). Esses cursos poderão ser presenciais ou a distância, constituídos por atividades formais e não formais.

Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

Estas são as 10 melhores universidades jovens do mundo As seis universidades com menos de 50 anos de fundação que mais se destacam em todo planeta são asiáticas. E assim tem sido há alguns anos com a publicação do ranking das novatas criado pela consultoria QS, uma das mais respeitadas publicações que ranqueiam instituições de ensino superior, em 2012. A brasileira que melhor se posicionou na lista é a UNESP, criada em 1976, classificada entre a 71ª e a 80ª posições –depois das 50 primeiras, a classificação deixa de ser individual. A Universidade Federal de São Carlos, fundada em 1970, é a segunda e última universidade brasileira a conseguir entrar no ranking, e ficou entre o 101º e o150º lugares.

Exame

Profissionais da Educação

Servidores da educação de Maceió entram em greve por tempo indeterminado Os trabalhadores em educação da rede pública municipal de Maceió, em difícil campanha salarial com a Prefeitura de Maceió e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) – a categoria tem data-base em janeiro -, decidiram, em concorrida e histórica assembleia geral realizada na tarde desta segunda-feira (17), entrar em greve por tempo indeterminado, a partir da próxima 2ª feira (24 de julho) na luta por reajuste salarial.

Tribuna Hoje

Eventos

Olimpíada Internacional de Matemática reúne mais de 600 estudantes no Brasil O Rio de Janeiro recebe, nesta segunda-feira (17) e terça-feira (18), a 58ª Olimpíada Internacional de Matemática. Mais de 600 estudantes de 112 países vão participar da competição. É a primeira vez que o evento é realizado no Brasil e a quarta vez que passa pela América do Sul desde que foi criado, em 1959.

Estudo Prático

Meninas que representaram Brasil em mundial de matemática contam como é ser exceção em olimpíada

G1

Dezoito novos livros da Editora Unesp podem ser baixados gratuitamente

A Editora Unesp disponibilizou para download gratuito 18 novos livros da Coleção Propg-Digital, que podem ser baixados pelo site Cultura Acadêmica. Há obras das áreas de Artes, Ciência da Informação, Ciências da Motricidade, Ciências Sociais, Comunicação, Educação, Estudos Literários, Geografia, História, Letras, Linguística e Psicologia. Todas produzidas por docentes, pós-graduandos e pós-graduados da Unesp.

Fapesp