O estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Utrecht, foi publicado pela revista “Nature Communications”
Nesta segunda-feira, 4 de maio, pesquisadores da Universidade de Utrecht, do Erasmus Medical Center e do Harbor BioMed, localizada nos Países Baixos, divulgaram a descoberta de um anticorpo que neutraliza o vírus da Covid-19. O artigo foi publicado pela revista “Nature Communications”.
“O anticorpo usado neste trabalho é ‘totalmente humano‘, permite que continue mais rapidamente o desenvolvimento e reduz potenciais efeitos colaterais relacionados ao sistema imunológico“. explicou o co-autor do estudo, Frank Grosveld.
Entenda:
Em entrevista ao G1, a pesquisadora Ana Maria Moro, do Instituto Butantan, que também trabalha produção de anticorpos monoclonais neutralizantes fez uma explicação do estudo: “É um trabalho muito preliminar. Mas é o primeiro publicado, eu sei que tem outros que já estão até mais adiantados. Eles [pesquisadores] já trabalhavam com anticorpos, e tinham esse que era metade humano e metade rato. Eles imunizaram os ratos, e tinham esse painel de anticorpos. Adaptaram em uma versão para os humanos”.
Anna deixou claro: “Eles identificaram uma sequência. Não quer dizer que eles tenham um produto pronto para usar. Precisa fazer estudo em macacos, precisa fazer as linhagens”.