Notícia

CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico

Nota de Pesar: Warwick Kerr

Publicado em 18 setembro 2018

Por Mariana Oliveira

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta profundamente a morte Warwick Estevam Kerr, ocorrida no último final de semana. A ciência brasileira e mundial perde um grande nome, o maior especialista em genética de abelhas do mundo, que projeto o Brasil internacionalmente em sua área de atuação.

Sua trajetória inclui contribuições significativas não só na produção científica, como na gestão em CT&I. Kerr foi o primeiro diretor científico da Fapesp, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq, presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e professor das instituições como Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Fundação de Amparo à Pesquisa de São Paulo (Fapesp), Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

Além disso, foi o primeiro pesquisador brasileiro a integrar a Academia de Ciências dos Estados Unidos. Em 1994, foi admitido pelo presidente da República à Ordem Nacional do Mérito Científico no Grau de Grão Cruz.