O pró-reitor de Pós-t Graduação José Cláudio Geromel, pesquisador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), e o professor Marco-Aurélio De Paoli, do Instituto de Química (IQ), se preparam para ser recebidos no seleto grupo de membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC), entidade que reúne renomados cientistas brasileiros de diferentes áreas do conhecimento. Eleitos em assembléia geral em 16 de novembro último, após rigoroso processo de escolha, os professores aguardam, no momento, a cerimônia de posse, que deverá ocorrer ainda neste semestre.
Com mais de 80 anos de existência, a entidade, fundada em 1916, congrega hoje 509 pesquisadores de projeção nacional e internacional. Com a eleição dos novos acadêmicos - Geromel para a seção de Ciências da Engenharia e De Paoli para Ciências Químicas-, a Unicamp passa a contar com um grupo representativo de 14 professores inseridos no rol de membros da ABC em suas diferentes categorias, sendo nove titulares, quatro associados e um correspondente.
Sistemas de controle - A larga especialização do professor Geromel na área de sistemas de controle valeu sua indicação para membro titular da Academia. Indicado por três outros membros titulares - José Fernando Perez (diretor-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo-Fapesp), Edgar Dutra Zanotto (Universidade Federal de São Carlos) e Alcir José Monticelli (Unicamp) - o professor Geromel acredita que sua participação nesse grupo permitirá incrementar intercâmbios com grandes personalidades da comunidade científica do país e do exterior.
O pró-reitor possui mais de 130 artigos técnicos publicados em periódicos nacionais e estrangeiros. Em 1997, em conjunto com dois colegas italianos, publicou o livro Control Theory and Design pela editora Academic Press Inc. Também trabalhou como professor convidado e consultor técnico em diversas instituições científicas, destacando-se sua atuação durante o ano de 1984 no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais em São José dos Campos e em 1987 no Instituto Politécnico de Milão, Itália. Durante o ano de 1998 foi coordenador do Comitê Assessor de Engenharia Elétrica e Biomédica do CNPq.
Materiais poliméricos - Quando, no final da década de 70, uma nova área de pesquisas de materiais começou a se desenvolver, o pioneirismo na preparação de blendas de polímeros condutores e polímeros isolantes caracterizou o trabalho da equipe liderada pelo professor Marco-Auré-lio De Paoli. Assumindo a liderança em nível mundial nas pesquisas com polímeros condutores, o grupo estudou em detalhes os processos pelos quais esses materiais passam de isolantes a condutores e suas relações estrutura/ propriedades.
Atualmente a equipe concentra suas pesquisas no desenvolvimento da chamada "arquitetura de dispositivos", em que se combinam diversos materiais com o objetivo de aproveitar suas propriedades de forma sinergística. O impacto dos trabalhos de De Paoli no meio científico pode ser mensurado a partir do convite recebido recentemente para colaborar na preparação de uma enciclopédia de polímeros e para escrever o capítulo de um livro sobre materiais condutores.
Notícia
Jornal da Unicamp