Notícia

A Tribuna (Santos, SP)

Nossas plantas

Publicado em 18 julho 2005

Um grupo de botânicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) percorreu boa parte do território paulista no período de 1996 a 2005 para catalogar algumas espécies de plantas da região.
O resultado dessa expedição foi publicado no Guia de Campo de Plantas Aquáticas e Palustres do Estado de São Paulo, documento que reúne fotos e descrições de mais de 400 espécies vegetais.
O livro, destinado tanto a pesquisadores experientes como para o público leigo, poderá servir como um instrumento didático para que os turistas tenham condições de identificar as espécies de uma determinada região do Estado, conscientizando o público para preservação ambiental.
As plantas aquáticas foram coletadas em diferentes ambientes, como rios, cachoeiras, brejos, alagados, pântanos e lagos. Os professores do Instituto de Biologia (IB) da Unicamp responsáveis pela publicação, Volker Bittrich e Maria do Carmo do Amaral, organizaram as plantas de acordo com as famílias botânicas.
Como a pesquisa foi financiada pelo CNPq e a Fapesp, a expectativa é de que a agência de fomento paulista auxilie também nos custos de impressão de dois ou três mil exemplares do livro, com suas 450 páginas em cores e um conteúdo que o torna comercializável, embora seja resultado de um projeto científico e voltado também para a educação ambiental em escolas.