Notícia

Informe MS

Noites mal dormidas

Publicado em 27 março 2009

O pesquisador Rogério Santos da Silva, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo, um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) da Fapesp (Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de São Paulo), será o entrevistado do programa de rádio Pesquisa Brasil desta semana.

Silva falará sobre um estudo realizado pelo instituto e por ele coordenado que levanta a hipótese de que o paulistano tem um sono menos reparador do que a maioria dos brasileiros e dos moradores de outros países, além de apresentar números inéditos de pesquisas ligadas à apneia obstrutiva do sono.

O programa entrevistará também o geólogo Francisco Cruz, pesquisador do Instituto de Geociências da Universidade de São Paulo (USP). Ele é o primeiro autor de uma pesquisa com estalagmites de cavernas do Rio Grande do Norte publicada no final de fevereiro na Nature Geoscience, que reuniu pesquisadores de diversas universidades do país e do exterior.

O Pesquisa Brasil vai ao ar no sábado (28/03), às 11 horas às 20 horas e, no domingo (29), às 8 horas, pela rádio Eldorado AM (700 KHz) ou pelo site www.territorioeldorado.com.br.

O ouvinte pode participar enviando perguntas e sugestões pelo e-mail pesquisabrasil@fapesp.br. Questões respondidas durante o programa resultarão em prêmios aos autores.