Notícia

Planeta Universitário

Nobel 2015: Neutrinos Oscilam!

Publicado em 01 dezembro 2015

“Nobel 2015: Neutrinos Oscilam!” será o tema do Convite à Física no Instituto de Física da USP, no dia 2 de dezembro de 2015. O evento ocorrerá às 18h no Auditório Abrahão de Moraes. Organizado pelo Departamento de Física Matemática, o colóquio terá como palestrante a professora Renata Zukanovich Funchal, do IFUSP. O objetivo será explicar a razão e a importância do Nobel de Física de 2015 outorgado a Takaaki Kajita, da Colaboração Super-Kamiokande, no Japão, e a Arthur B. McDonald, do Sudbury Neutrino Observatory, no Canadá.

Segundo Zukanovich Funchal, esses dois experimentos foram os principais responsáveis pela descoberta das oscilações de neutrinos, que mostraram que neutrinos têm massa.

“Vamos discutir esses experimentos: onde estão, como funcionam e como evidenciaram a metamorfose dos neutrinos solares e atmosféricos. Explicaremos o que isso significa do ponto de vista teórico e quais as possíveis consequências para o nosso entendimento do Universo”, disse a pesquisadora.

Zukanovich Funchal é graduada em Física pela USP, com certificado de estudos avançados em Matemática pela University of Cambridge e doutorado em Física pela Université de Paris XI/Collège de France.

É professora titular do Departamento de Física Matemática do IFUSP. Tem experiência na área de Física de Altas Energias e Fenomenologia de Partículas, atuando principalmente nos seguintes temas: Modelo Padrão Eletrofraco, Física do bóson Z0, Física do bóson de Higgs e Física de Neutrinos.

O colóquio terá transmissão ao vivo pela internet, em www.iptv.usp.br.

Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite

Agência FAPESP