Notícia

Rede Brasil Atual

No pico da pandemia, futebol brasileiro vira as costas aos mortos da covid-19

Publicado em 07 abril 2021

Por Felipe Mascari , RBA

São Paulo – As partidas do futebol brasileiro seguem disputadas diante do pior momento da pandemia no Brasil, com recordes diários de casos e mortes de covid-19 e o colapso do sistema de saúde no país. Apenas o estado de São Paulo paralisou o campeonato estadual, mas enfrenta pressão da federação local e dos clubes para retomar os jogos.

Nesta terça-feira (6), 4.195 novas vítimas foram registradas oficialmente, dia com mais mortos pela covid-19 desde o início da pandemia, em março de 2020. Apesar do caos sanitário, a orientação da Confederação Brasileira de Futebol e de seu presidente, Rogério Caboclo, é pela continuidade do calendário de todos os torneios.

Médicos sanitaristas, jornalistas esportivos e treinadores já defenderam a paralisação dos torneios. O neurocientista Miguel Nicolelis disse, ao canal SporTV, que não há razões para continuidade do futebol durante o pico da pandemia. “O futebol precisa parar porque o Brasil precisa parar. A Fiocruz divulgou relatório mostrando que estamos vivendo o maior colapso de saúde, sanitário e hospitalar da história do Brasil”, afirmou o médico, em entrevista concedida em 17 de março.

O governador paulista João Doria decretou, no dia 11 de março, a suspensão do futebol no estado. A medida pouco adiantou de imediato já que, nos dias seguintes, clubes como Palmeiras, Mirassol, São Bento e Corinthians foram a Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde os decretos paulistas não têm efeito, e deram sequência ao torneio.

A insistência em entrar em campo durante o caos da pandemia por parte dos clubes e federações é uma ação negacionista do futebol, de acordo com o jornalista Juca Kfouri. Segundo ele, os times tentam se colocar acima de outras atividades profissionais do país. “O futebol passa a mensagem de que está tudo bem à população. Falam sobre o futebol ser o entretenimento para deixar a população em casa, o que é um absurdo. Querem passar uma situação de normalidade que não existe, são cúmplices dessa escalada de covid-19”, criticou à RBA.

O futebol não é seguro

Em março 2020, com a pandemia decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), todos os campeonatos paralisaram. Quatro meses depois, em agosto, o futebol retornou com um protocolo sanitário, elaborado pela CBF, que exige o aumento de testes antes das partidas. A medida não deu certo. Vários atletas testaram positivo para a covid-19, clubes enfrentaram surtos do vírus e poucas partidas do Brasileirão foram adiadas.

Treinadores como Marcelo Veiga, Ruy Scarpino, Radson Júnior, Samuel Bezerra e Renê Weber morreram por complicações decorrentes da covid-19. Jorge Luiz Domingos, massagista do Flamengo por 40 anos, também foi vítima do vírus.

Estudo recente conduzido pela Universidade de São Paulo (USP) aponta que a incidência de infecção pelo novo coronavírus entre os atletas da Federação Paulista, durante a temporada de 2020, foi de 11,7%. O índice equivalente ao de profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à pandemia.

O médico fisiologista e professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Bruno Gualano, que liderou a pesquisa, afirma que o futebol não é seguro para continuar as atividades no pico da pandemia. “O protocolo de segurança da Federação Paulista de Futebol é tecnicamente adequado. Implementado na (ligã alemã) Bundesliga, seria útil. Contudo, num país que se permitiu atingir um estágio de descontrole epidêmico, não parece haver protocolo que dê conta de garantir o funcionamento do esporte em condições mínimas de segurança. A única alternativa segura seria isolar o futebol da comunidade”, explicou em artigo publicado na Folha de S.Paulo.

Um dos exemplos de imprecisão do protocolo é a partida entre Independiente Del Valle e Grêmio, inicialmente marcada para esta quarta-feira (7), em Quito, válida pela terceira fase da Libertadores, mas remarcada para sexta-feira (9). Dois jogadores testaram positivo para a covid-19 e o time gaúcho não pode sair do hotel, no Equador. O treinador Renato Portaluppi, que também testou positivo no último domingo (4), dirigiu a equipe, no sábado (3), e teve contato muito próximo aos seus jogadores.

Miguel Nicolelis afirma que a testagem não é completamente precisa e jogadores infectados podem entrar em campo. “A CBF usa uma rotina de testagem que ela chama de grande protocolo. Basicamente, ela não informa nos 89 mil testes que fez, com 2,2% de positivo, que usa um teste que pode ter um falso negativo de 30%. O Camacho (jogador do Corinthians) foi retirado da concentração contra o Palmeiras, porque estava com sintomas. O Valdivia (atleta do Avaí) jogou contra o CSA infectado”, exemplificou.

A pressão pela continuidade

Enquanto parte dos governadores e prefeitos enfrentam dificuldades para impor um lockdown pelo Brasil, os clubes de futebol endossam o discurso de Jair Bolsonaro, que coloca a economia como oposição à vida.

Juca Kfouri acredita que a pressão da CBF pela continuidade do futebol na pandemia é uma maneira da entidade atender às vontades do governo federal. Ele também critica o argumento de crise financeira usados pelos clubes de forma geral. “Os clubes, historicamente, são mal administrados. Estão endividados desde antes da pandemia, que se agravou e dificulta que façam a paralisação. Inclusive, essa crise exige da CBF um auxílio emergencial para os jogadores dos times de menor expressão.”

O problema da continuidade do futebol, segundo Nicolelis, é que o esporte está além da partida em si e dos 22 jogadores envolvidos, pois os jogos são responsáveis por criar aglomerações em lares ou estabelecimentos. “É um evento cultural arraigado na nossa cultura. Então, se o futebol continua, passa a imagem de que tudo está normal”, afirmou.

Juca acrescenta que o papel social do futebol é ignorado com a pressão pela volta aos jogos. “Ainda tem o caráter simbólico e pedagógico. Como você convence um jovem de que não pode jogar futebol com os amigos se o time dele está jogando na televisão? Como fecha igreja com o futebol rolando solto? Deveria ser um momento de sacrifício de todo mundo, mas há um total descaso com a vida”, criticou.

A criação da ‘bolha’ do futebol

Em negociação para a retomada do campeonato paulista, o Ministério Público quer que a Federação Paulista de Futebol se responsabilize por testar todas as pessoas envolvidas na partida até uma hora antes de a bola rolar. Já a FPF apresentou um protocolo com a adoção de “bolhas” para jogadores e membros da comissão técnica, que ficariam confinados em hotéis durante a disputa do campeonato.

Bruno Gualano acredita que a solução mais segura para manter a continuidade do futebol é a criação das bolhas, como a NBA (liga de basquete dos Estados Unidos) adotou em 2020, ao confinar os atletas em hotéis nos parques da Disney, a um custo de US$ 170 milhões. “Enquanto a transmissão da covid-19 não for mitigada, a única maneira que você tem para dar segmento a qualquer tipo de setor, não só o esporte, é isolá-lo da comunidade. Ou fecha ou isola”, disse à Agência FAPESP.

Nicolelis endossa a tese e lembra a atual rotina tem um ciclo de contatos que envolve jogadores, funcionários, pessoas envolvidas no futebol e todos seus familiares. “Se não fizer como foi feito na NBA, onde todo mundo ficou no mesmo local, não se consegue fazer esse controle. Precisamos parar o Brasil, precisamos de um lockdown e restringir fluxo de pessoas pela malha rodoviária e aeroviária. Ou então vamos ter uma calamidade épica no Brasil”, defendeu.

Juca Kfouri, que é favorável à ideia de bolha, não acredita que o futebol brasileiro adotaria a medida, já que o calendário não foi prolongado e nenhum torneio reduziu o número de partidas por conta da pandemia. “Não dá para fazer. A NBA fez isso na Disney numa parte final de campeonato, com redução de times. Inclusive, hoje, eles voltaram ao calendário normal e sempre há jogos adiados por causa de testes positivos de covid-19. O futebol não tomou nenhuma providência para encurtar torneios”, lamentou.

Nesta terça-feira, 13 partidas foram disputadas, divididas entre campeonatos estaduais e a Copa do Brasil. Os jogos de futebol estão proibidos em São Paulo pelo menos até 12 de abril, um dia após o término da Fase Emergencial. Enquanto isso, a FPF afirma que a primeira divisão do campeonato paulista será finalizada na data prevista inicialmente: 23 de maio.

Essa notícia também repercutiu nos veículos:
O Globo O Globo online O Globo online O Estado de S. Paulo Estadão.com Correio Popular (Campinas, SP) UOL UOL Portal R7 Folha de Pernambuco online O Globo online Portal R7 CNN (Brasil) IstoÉ online Yahoo! Folha.com Yahoo! TV Cultura TV UOL Yahoo! UOL UOL Diário do Grande ABC online Agência Brasil BOL Portal Exame IstoÉ online IstoÉ Dinheiro online UOL TV Globo Folha de S. Paulo Folha.com Agora São Paulo Folha de S. Paulo Folha.com Cruzeiro do Sul Jornal Primeira Página Portal R7 CBN Notícias Estadão.com Plantão News (MT) Terra Blog do Professor Rafael Porcari MSN Blog Saúde e Dicas Bahia Jornal Verguia Novo Cantu Notícias Diário em Foco TV Diário de Alagoas Pelo Mundo DF Xingu 230 Portal Curiúva Laranjeiras News Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Itaberaba em Foco Folha de Sabará online Coluna Supinando Jornal do Commercio (PE) online Galileu online A Crítica (AM) online Time 24 News (EUA) Blog do Professor Rafael Porcari Leiamais.ba Globo Esporte online Bahia.ba Baiano News Recôncavo no Ar Rádio Cultura FM 101,7 Rádio Nova Onda FM 87,9 Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Rádio Cidade Nova FM 104,9 Rede Agora de Notícias Central Brasil Notícias ZUG MSN Rádio Itatiaia Revista Cenarium online Folha do Estado da Bahia (Feira de Santana, BA) online Tudo Timão OneFootball (Brasil) ESPN Brasil Boa Informação Portal Manhumirim São Bento em Foco O Ribanense Jornal do Oeste (Toledo, PR) online Diário do Sudoeste (Pato Branco, PR) online Notícias ao Minuto Folha Vitória online Tribuna de Petrópolis Barulho Curitiba Rádio Metropolitana 98.5 FM Planeta online Ler News Yahoo! Finanças O Curioso do Futebol Consecti - Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I Portal Thathi Head Topics (Colômbia) Central do Timão Saiba de Tudo Fatos Locais Relata Bahia Debate Paraíba Tech Break Doutor Jairo Bouer Diário de S.Paulo online Cuiabano News UmDois Esportes Pequi FM 87,5 Yahoo! Vida e Estilo Yahoo! Finanças MSN Jornal de Jundiaí online Globo Esporte online Extra (Rio de Janeiro, RJ) online InfoHealth Seu Expediente Jornais Virtuais Portal Vermelho Atlântica News Jornal da USP online Blog do Malia Meu Timão Ludopédio Marcondes Brito Jornal de Barretos online Metro Jornal online São Paulo Tricolor Dikajob Visão Regional FPF - Federação Paulista de Futebol Portal 90 min Head Topics (Colômbia) Saúde em Tela Esquerda Marxista Núcleo Luciano Lepera Ler News Jornal de Barretos Verdão Web Doble Amarilla (Argentina) Brazilian Report Portal RG Cidade Esportes Central do Timão OneFootball (Brasil) Ciência na rua Emergência 190 Paracatu News Jornal de Jundiaí online Gazeta Brazilian News (EUA) online Tudo em Dia Acontece no RS Repórter Maceió São Bento em Foco Nitro News Brasil Perfil (Brasil) Índices Bovespa Times do Rio A Tribuna (Santos, SP) online Portal GRNews Dom Total Tribuna União 2A+ Farma DF Manchetes Portal NBO Jornal Fogo Cruzado DF Novo Cantu Notícias Douranews Portal Manhumirim Mix Vale Folha do MS (MS) Plano de Vida Tá no site Rio Brilhante News Jornal Ponta Grossa Esportesnet Verguia Tarobá News Noroeste Acontece online Itamarati News O Povo online Jornal de Piracicaba online A Cidade On (São Carlos, SP) Edição MS Diário de Votuporanga online Dinheiro Rural online TV Caeté Pelo Mundo DF Rede Interativa Fatos Locais Xingu 230 Coluna Supinando Tribuna MS O Ribanense Gazeta do Dia (Sorriso, MT) Folha de Sabará online Bahia Jornal Galáticos Online Diário Popular IPTV Jornal Roraima Hoje Bom Dia Cidade Notícias Portal Rondônia Super Rádio Tupi FM 96,5 RP10 Portal Morada India Education Diary (Índia) Cruzeiro do Sul online Jornal Z Norte online MundoBit Coisas da Vida Empresas S/A Band Cenário Minas Portal Fator Brasil Falando de Gestão Jornalismo 24 Horas Esporte Ágil Duna Press Por Dentro de Minas Portal Paraná Empresarial Olho No Esporte MT Por Dentro do Coronavírus Portal de Finanças Marcas e Mercados APIMEC - Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais Leia Notícias Região Noroeste Acre ao Vivo Cidade Notícia Inforbrnet O Mariliense Poliarquia Jornal Primeira Página online Hortêncio FM 87.5 Momento MT A Cidade On (Campinas, SP) Referência Brasil Repórter 1 Giro de Notícia Hora 1 MT Cardoso & Advogados Associados Portal Bacabal Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) Notícia SAJ TV Brusque Agora Região Jardim Informa DF Imparcial Jornal Tabloide (Ourinhos, SP) Rômulo de Oliveira Martins: Advocacia e Assessoria Jurídica Toni Rodrigues Jornal A Voz dos Municipios Fluminenses online Portal VDL Oeste 360 Alagoas Agora online Araguaia Urgente Portal RB1 Notícias Garanhuns Notícias BandSports Blog do Paulinho Francia.org (Venezuela) Diário Regional (Juiz de Fora, MG) online Tribuna Ribeirão online ISN Portal RCI Araraquara Blog do Paulinho São Paulo FM Tudo é Espanto Jornal de Barretos online India Education Diary (Índia) Revista Questão de Ciência O Âncora Portal Space Portal Conceição Verdade Canoa Notícias MS em Movimento Brazil News - Braziliansshop1.com SPFC.Net Garanhuns Notícias Altos Papos Conexão Regional Circuito D Extra News MS Portal G86 TV Interbam Osvaldo Batista Sert news Maranhão em Pauta NB Notícias Oeste 360 Folha Impacto Jornal A Voz do Povo online (Uberlândia, MG) Alagoas Agora online Geral Notícias Rádio Cidade 87,9 FM MaisConhecer.com Agora Região Jornal A Trombeta online ABN - Academia Brasileira de Neurologia Plantão Amazonense Prime Time Zone (EUA) Jornal da Manhã (Marília, SP) Esporte News Mundo Jornal de Barretos Tech Break Folha da Minha Sampa Circulando Aqui Conecta Oeste Carta Campinas Brazil News (Portugal) RN Hoje Football Addict (Brasil) Mundo Lusíada Jornal Português TV Brusque Campo Belo em Foco Portal Brasileira Giro Notícias Goiás Folha da Minha Sampa Campo Belo em Foco Norte Piauí Blog 3 Poderes Blog 3 Poderes OffNews O Melhor da Cidade O Melhor da Cidade MSN en Español Rádio Uau InforBahia MS Aqui News Notícias da Sua Cidade Metropolitana MS Grava News - Jornal de Alfenas Grava News - Jornal de Alfenas Portal Chapada Grande Portal Chapada Grande Rádio Água Clara News MA217 MA217 SouPVH SoundCloud (Alemanha) Minha Pará de Minas Minha Pará de Minas Head Topics (Brasil) Alerta Municípios Voz do Piauí Top Morena Agência Trampo Lucas em foco Blog O Correspondente BF News Capital BF News Capital Lucas em foco Conexão Na Cidade Cidade Notícia APAN - Associação Paulista de Neurologia Diário Caiobá Jornal Desperta Cidade Conexão Na Cidade Mirante da Bocaina MaisAM Diário de Três Lagoas Portal Legalzona Portal VDL Penha News Radar MT Rádio Atalaia FM 87,9 Oficial News Portal Paripiranguense Saber Atualizado O Melhor do Futebol Radar MT Rádio Atalaia FM 87,9 Rádio Cristalina FM 103.7 Portal G86 Penha News Tribuna Press Cronistas MS Bacana News Mais Notícias MS HZM - Instituto de Ensino e Pesquisa Diário Piauiense Debate Esportivo Jornal Cidade (Barreiras, BA) online GG Notícias O Antagonista Porto Murtinho Notícias Toni Rodrigues RV News Guia Valença Dia a Dia Nordeste Rádio Peão Brasil Pra onde vai São Paulo? Esporte Notícia Mychooice REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Rádio Leme FM Brasil de Olho Ponta Porã Digital Cabreúva Online Giro 7 Rio Brilhante News A Voz dos Municípios (Laranjeiras, Sergipe) online Página de Polícia Poder e Notícia Bom Dia Cidade Notícias Grupo News Paraná Jornal A Cidade (Ponta Porã, MS) LauroCITY MaisAM Portal Afunilados Acre ao Vivo Diário D4 Notícias Porto Estrela News Alvo Notícias Collie River Online News (Austrália) LauroCITY Diário D4 Notícias Oeste Ao Vivo Maranhão em Pauta Rádio Leme FM Relata Bahia Cabreúva Online Brasil de Olho TV Interbam Grupo News Paraná Giro 7 Portal Afunilados Poder e Notícia REEN - Rede de Entretenimento, Esportes e Notícias Portal Atualizado Portal Agora Notícias Leitura do Povo Portal Agora Notícias O Jornal - Marechal Cândido Rondon - Pr