Notícia

UFSCar -Universidade Federal de São Carlos

No jogo EcoÁgua, grupo Ludo Educativo conscientiza crianças sobre a importância da água

Publicado em 11 agosto 2014

O grupo de desenvolvimento de jogos educacionais Ludo Educativo lançou o game EcoÁgua que tem como objetivo ensinar de maneira lúdica a importância da água e sua preservação. Nele, o jogador é responsável por administrar um conjunto de chuveiros, tendo a responsabilidade de desligá-los no momento certo, gerando economia de água e possibilitando banhar mais Koshis, personagens que precisam da ajuda do jogador para tomar banho.

O desenvolvedor do jogo, Julio César Carrega, comenta o uso de metodologia atraente para todas as idades, a partir dos três anos, pois apesar da mecânica simples mantém o jogador atento e ocupado. "Dando maior enfoque às crianças, o jogo conta com gráficos simples e coloridos, aumentando a atenção e absorção de conceitos. E, por fim, temos a escolha de um tema atual, recorrente e de grande destaque”, diz.

As poucas chuvas dos últimos meses foram insuficientes para repor o nível dos rios e represas do interior do Estado de São Paulo, que já é considerado o mais baixo dos últimos 80 anos. Nas regiões de Sorocaba e Campinas, que têm o maior número de cidades em crise no abastecimento, as chuvas de julho atingiram apenas um quarto do volume médio do mês. Cidades como Nova Odessa, Cosmópolis, São Pedro, Valinhos, Vinhedo e Cordeirópolis já adotaram o racionamento, estudando formas de reduzir o consumo de água. Alexandre Rosenfeld, coordenador de desenvolvimento do grupo, explica que as crianças possuem um importante papel de conscientização dentro de casa. “As crianças podem aprender muito com jogos que ensinam boas ações, que sejam úteis e relevantes, como o consumo consciente da água”, disse.

A iniciativa do grupo resultou da parceria entre o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) apoiados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Tecnologia (INCTMN), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq), com participação da UFSCar, Unesp, USP e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen). “O Ludo Educativo tem como objetivo educar principalmente as crianças e jovens, tornando agradável e divertida a aquisição do conhecimento", diz o professor Elson Longo, diretor do CDMF.

O jogo EcoÁgua está disponível para download em dispositivos móveis pelo Google Play e também é possível jogar online a partir deste link. Mais jogos e informações sobre o grupo Ludo Educativo podem ser consultadas no site do grupo.