Notícia

Farol da Bahia

No Dia da Mulher, Shopping da Bahia homenageia profissionais da área da científica

Publicado em 08 março 2021

As homenagens não param para as nossas guerreiras: A biomédica Jaqueline Góes, as médicas Betânia Toralles, Ceuci Nunes e Clarissa Mathias, e a jornalista Mariluce Moura serão as grandes homenageadas do Shopping da Bahia no Dia Internacional da Mulher.

Com grandes contribuições à área científica, as cinco profissionais irão estampar a campanha #EmpoderaElas, tendo a Dra. Jaqueline o papel de embaixadora nacional da ação, que acontece em todos os shoppings da Aliansce Sonae ao redor do país. A campanha ocorre em reconhecimento à todas as mulheres que vem trabalhando com ciência e saúde, áreas que foram essenciais ao mundo neste último ano.

Executada totalmente em formato digital este ano, o #EmpoderaElas 2021 celebra a representatividade de ser mulher em suas várias identidades, estilos de vida e atividades profissionais, podendo assim, criar e fortalecer os espaços para que ela possa ser ouvida e exercer sua liberdade e transformar os ambientes onde está inserida, e neste ano, com uma homenagem especial às profissionais da ciência e saúde.

As fotos e frases das homenageadas vão fazer parte de uma exposição virtual, e a ação conta ainda com uma live da Dra. Jaqueline Góes, no dia 08/03, pelo hotsite da campanha (www.empoderaela.com.br).

“Pra mim, como mulher, é muito gratificante usar a visibilidade que nosso shopping tem para homenagear mulheres fortes, inspiradoras e que são referência num campo que se tornou uma vitrine mundial neste último ano. Esperamos incentivar novas cientistas e profissionais baianas com esse pequeno gesto”, explica Mayara Diniz, gerente de marketing do SDB.

Conheça um pouco mais as homenageadas do SDB e as frases enviadas por cada uma delas sobre empoderamento feminino:

*Quem é Jaqueline Góes?*

É biomédica e pesquisadora tendo sido uma das responsáveis pelo sequenciamento do genoma do vírus SARS-Cov-2 apenas 48 horas após a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, em fevereiro de 2020. A profissional também deu contribuições ao sequenciamento do zika vírus. Atualmente é professora-adjunta da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública.

*Quem é Betânia Toralles?*

É médica geneticista e responsável-técnica pelo DNA Laboratório. Possui experiência na área de Medicina, com ênfase em Genética Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: Anomalias do Desenvolvimento Sexual, Anomalias Congênitas e Oncogenética. Atualmente é coordenadora médica do Programa de Triagem Pré-Natal do Laboratório de Imunologia do ICS-UFBA.

A frase escolhida por Betânia foi: “Está em nosso DNA acreditar e nunca desistir de lutar por nossos objetivos. Acredite em você! Precisamos ver mais mulheres ocupando grandes espaços no avanço da tecnologia e da ciência”.

*Quem é Ceuci Nunes?*

É médica infectologista. Atualmente exerce o cargo de diretora-geral do Instituto Couto Maia, referência estadual para doenças infectocontagiosas no Estado da Bahia, e desde março de 2020, dedicado ao atendimento de pacientes da Covid-19. É também Professora Adjunta da Escola Bahiana de Medicina – Fundação Bahiana para Desenvolvimento das Ciências e diretora técnica do Serviço Especializado em Imunização e Infectologia (SEIMI).

Para a campanha, a frase escolhida por Ceuci foi: “As mulheres precisam cada vez mais assumir postos de liderança e comando, pois o olhar das mulheres é diferenciado, mais humanizado”.

*Quem é Clarissa Mathias?*

É médica oncologista da NOB Oncoclínicas e do Hospital Santa Izabel, além de atualmente exercer o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica e de líder do Comitê Internacional da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.

A frase escolhida por Clarissa foi: “Valorize a sua História, seja ela qual for, porque você faz a diferença na vida das pessoas que a rodeiam!”

*Quem é Mariluce Moura?*

Jornalista dedicada ao jornalismo científico desde 1988, é coordenadora do Ciência na Rua (ciencianarua.net), projeto voltado ao público de 14 a 25 anos que, neste momento, está dando origem ao Instituto Ciência na Rua, uma organização não governamental. Criou, no final dos anos 1990, e foi diretora até 2014, da revista Pesquisa Fapesp, editada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Deu início à implantação do setor de comunicação dessa Fundação em abril de 1995 e foi sua gerente de comunicação até julho de 2002. Coordenou a reforma editorial em 1988 e foi editora-chefe da Revista Brasileira de Tecnologia, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1989.

A frase de Mariluce é: “Ser uma mulher empoderada é juntar-se às demais, tomar a palavra e derrubar barreiras de um mundo concebido por homens, para homens”.

*Campanha #EmpoderaElas*

Neste ano, o tema do #EmpoderaElas é A Mulher na Ciência e na Saúde, em reconhecimento à relevância do papel delas no combate à pandemia. Serão abordados durante a campanha, temas como: os desafios, as conquistas e histórias das mulheres na área da saúde. Também serão destaques mulheres que atuaram no combate à pandemia, seja na linha de frente ou em estudos e pesquisas científicas.

Para a campanha de 2021, a Aliansce Sonae escolheu a biomédica Jaqueline Góes como embaixadora. A cientista ganhou os holofotes no início da pandemia ao liderar a equipe que sequenciou o genoma do Coronavírus no Brasil em 48h, feito que despertou atenção de todo o mundo.