A ONG Iniciativa Verde, por meio do programa Amigo da Árvore, arrecada doações para o plantio de árvores. O dinheiro é destinado a pesquisas na área florestal, capacitação de comunidades e na restauração florestal.
Quem fizer essa doação poderá acompanhar o desenvolvimento de sua árvore pela internet, além de ganhar um certificado e adesivos de adesão ao programa.
Segundo Carlos Paletta, diretor da ONG, o Amigo da Árvore possibilita, aos cidadãos comuns e com poucos recursos financeiros, ajudar o meio ambiente.
O objetivo do programa é promover melhorias ambientais por meio da recuperação florestal de áreas degradas, mobilizando a população local e levando informações. “Esperamos que esse conhecimento estimule mudanças no comportamento de consumo dessas pessoas e promova hábitos mais sustentáveis em relação ao uso dos recursos naturais.” afirma Carlos.
O restauro florestal é feito por cooperativas de trabalhadores rurais selecionadas, capacitadas, remuneradas e monitoradas pela equipe da Iniciativa Verde. Os restauros são implementados anualmente em áreas ciliares degradadas e de proteção permanente (APP), utilizando a máxima diversidade de espécies nativas e restabelecendo conectividade entre fragmentos florestais, conforme estudo publicado pelo programa BIOTA-FAPESP. Os benefícios são a preservação dos recursos hídricos, biodiversidade local e absorção do CO2 - um dos principais gases de efeito estufa.
Iniciativa Verde
A Iniciativa Verde é um grupo de técnicos de diferentes áreas de conhecimento que, através de uma ótica diferente, busca soluções ambientais para tornar produtos e processos produtivos menos agressivos ao meio ambiente.
As atividades do grupo são focadas principalmente em uma análise (calculo, reflorestamento e supervisão) ampla de sistemas produtivos, identificando possibilidades para atenuar e remediar os impactos ambientais causados por estas atividades.
A Iniciativa Verde é a responsável pelo programa Carbon Free e está engajada em assuntos relativos às mudanças climáticas desde 1992. Trabalhando em muitos estudos e projetos científicos, desenvolveu projetos nacionais e internacionais de Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDL) para governos, indústrias e instituições como o Banco Mundial, Banco Inter-Americano de Desenvolvimento (BIRD) e Programas de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).