Notícia

Metro Jornal

No Catavento, dá para ver até dinossauros

Publicado em 02 março 2017

É verdade que os dinossauros já estão extintos há muito tempo, mas por meio da “Dinos do Brasil”, nova atração do Museu Catavento, é possível conhecer algumas espécies “de pertinho”.

Em uma sala de realidade virtual, os visitantes usam óculos 3D para passear por cenários brasileiros de 250 milhões de anos atrás. Dá para ver e ouvir diversas espécies de dinossauros, além de conhecer paisagens da época – como florestas, desertos e vulcões.

O projeto foi criado pela startup VR Monkey com apoio da Fapesp, financiamento da Lei Rouanet e patrocínio de empresas. Para a educadora do museu Pâmela Freire, “a atividade é interessante por unir tema que atrai o público ao uso de tecnologia de ponta”.

A mineira Alicia Cardoso, 17 anos, é missionária e, na primeira vez em São Paulo, levou crianças de um abrigo para o museu. Aproveitou para curtir o simulador e gostou: “Muito legal ver a evolução dos dinossauros”. O estudante Vinicius dos Santos, 14, faz parte do abrigo e aprovou a função 360º: “Dá para ver toda a paisagem em volta!”.

A atividade é permanente e recebe adultos e crianças a partir de nove anos. Durante a semana, é permitida apenas a visitação de grupos agendados. Já nos fins de semana e feriados, a entrada é livre e sujeita à retirada de senha e lotação da sala (25 pessoas).

Serviço

Museu Catavento (av. Mercúrio, s/nº, Brás; tel.: 3315-0051). Terça a domingo, 9h às 17h (bilheteria até 16h). Ingresso: R$ 6 (R$ 3 a meia) – sábados: entrada gratuita.