Notícia

O Serrano online

No aniversário de São Paulo, USP tem posse do novo reitor.

Publicado em 26 janeiro 2014

Ontem, 25 de janeiro, data em que a cidade de São Paulo comemora 460 anos, foram empossados, pelo governador Geraldo Alckmin, o novo reitor da Universidade de São Paulo (USP), o professor Marco Antônio Zago, e o vice-reitor, o professor Vahan Agopyan."Trata-se de duas personalidades altamente qualificadas para novas funções e com amplo reconhecimento das comunidades acadêmicas e científicas", disse Alckmin. Marco Antonio Zago é professor titular da USP desde 1990. É graduado em Medicina e obtém os títulos de mestre e doutor em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Realizou pós-doutorado no Nuffield Departamento of Clinical Medicine na Universidade de Oxford e foi presidente do Conselho Nacional do Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) entre 2007 e 2010. Zago também era pró-reitor de Pesquisa da USP desde 2010.

O novo reitor garantiu que fará "o máximo esforço para corresponder a confiança" depositada pelo governador e convocou todo o corpo docente da USP a estreitar o diálogo com os jovens e, assim, atingir a missão da universidade. "Nós não podemos esquecer que acima de tudo nós somos educadores e seremos julgados pelo êxito que alcançarmos nesta missão."

Nesta data, também comemora-se 80 anos da Universidade de São Paulo, responsável por 23% da produção científica brasileira e 25% dos doutorados do país. "Esse desempenho se apoia, não só no empenho de alunos e professores, mas também em recursos do Estado de São Paulo, que aplica quase 10% do seu orçamento no ensino superior, investe 30% de suas receitas na educação e mais 1% na Fapesp (Fundação de Amparo às Pesquisas do Estado de São Paulo)", afirmou Alckmin.

Do Portal do Governo do Estado