Notícia

Portal da Universidade Federal de São Paulo

NIT/Unifesp adquire sistema para agilizar e organizar processos

Publicado em 03 outubro 2016

Por Daniel Patini

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Unifesp) implantou, na última semana de setembro, o Sistema de Apoio à Gestão da Inovação (SAGIn), desenvolvido pela Agência de Inovação da Universidade Federal de São Carlos (UFScar).

Adquirido com recursos da reserva técnica institucional da Fapesp, ele possui objetivo de controlar e gerenciar as atividades e necessidades do NIT, no que diz respeito à propriedade intelectual, transferência de tecnologia, comunicação, gestão financeira e royalties. A Unifesp é a primeira instituição a implantá-lo no Brasil.

“Esse sistema traz agilidade no processo e centralização das informações”, relata Victor Prado, coordenador de Transferência de Tecnologia da Agência de Inovação da UFScar e responsável pelo SAGIn, que esteve na universidade para instalar o sistema e treinar os servidores.

Para Pollyana Varrichio, vice-diretora do NIT/Unifesp, o sistema traz avanços importantes no gerenciamento e controle dos processos de propriedade intelectual da Unifesp, uma vez que centraliza as informações e permite maior agilidade na tomada de decisão. “Ele garantirá uma maior profissionalização do núcleo e a continuidade na gestão dos processos, independentemente de mudanças de gestores e de servidores na equipe", explica.

A parceria entre o NIT/Unifesp e a Agência de Inovação da UFSCar prevê também a incorporação de novas ferramentas, sendo que futuramente existirá uma versão web que poderá ser acessada pelos pesquisadores, proporcionando transparência e facilidade à comunicação.