Notícia

INPA

Niro Higuchi, pesquisador do Inpa, recebe premiação da Fundação Bunge

Publicado em 15 outubro 2010

O pesquisador Niro Higuchi do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCT) recebeu na última quarta-feira (13) o Prêmio da Fundação Bunge 2010, na categoria Vida e Obra pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido na área de Ciências Florestais.

Higuchi é coordenador de projetos sobre Manejo Florestal, Dinâmica de Carbono e do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia de Madeiras da Amazônia (INCT- Madeiras da Amazônia); ajudou na elaboração de um relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); e foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel da Paz de 2007.

Siga o Inpa no Twitter

Para Higuchi, o reconhecimento de seu trabalho através desta premiação é um incentivo para novos pesquisadores. "Eu acho que posso servir de exemplo para muita gente. As pessoas poderiam ver em mim que se o Niro pôde, qualquer um pode também. É tudo uma questão de dedicação e persistência. Isso aconteceu depois de 30 anos fazendo praticamente a mesma coisa, com as mesmas pessoas e a mesma determinação. Então se eu consegui, qualquer um consegue. O Inpa foi extraordinário nessa minha trajetória pela liberdade de trabalhar e pela convivência com pessoas mais desprendidas para compartilhar e dividir conhecimentos", avalia Higuchi.

O pesquisador também palestrou nesta quinta-feira (14) no Seminário Internacional Ciências Florestais, Medicina e Saúde Pública promovido pela Fundação Bunge e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). O seminário fez parte das atividades do Prêmio Fundação Bunge.

Sobre o prêmio

O prêmio foi criado em 1955 pela Bunge, uma das principais empresas de agronegócios e alimentos do país. Dois ramos de atividades são contemplados a cada edição.

Neste ano, além de Niro Higuchi, o doutor Alexandre Fadigas de Souza professor da Unisinos; Isaias Raw do Instituto Butantan; e Guilherme de Sousa Ribeiro, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador colaborador da Fundação Oswaldo Cruz na Bahia (Fiocruz).

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Fundação Bunge