Notícia

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas

Nipe tem nova sede inaugurada

Publicado em 07 outubro 2011

O reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa, inaugurou na tarde de quinta-feira (6) a nova sede do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe). O novo espaço está localizado na rua Cora Coralina, 330. A cerimônia contou com a presença do coordenador do Núcleo, Gilberto De Martino Jannuzzi, da titular da Coordenadoria de Centros e Núcleos Interdisciplinares de Pesquisa (Cocen), a professora Ítala Maria Loffredo D"Ottaviano, além de ex-diretores do Nipe, pesquisadores, funcionários, alunos e autoridades da Universidade. "O Nipe é um núcleo que serve de exemplo para a Universidade, agregando pesquisadores de várias unidades e propondo projetos", afirmou o reitor durante a solenidade.

Nova sede está localizada na rua Cora Coralina, 330Para marcar a inauguração, o Nipe realizou também o seminário "O futuro do setor energético no Brasil", com a participação de Carlos Henrique de Brito Cruz, ex-reitor da Unicamp e diretor científico da Fapesp; de Rogério Cerqueira Leite, professor emérito da Unicamp e de José Goldenberg, docente da Universidade de São Paulo (USP). As autoridades também estiveram presentes na inauguração da nova sede.

Para o coordenador do Nipe, Gilberto Jannuzzi, a data "é um momento especial para todos nós aqui do Nipe. Este Núcleo reúne projetos de pesquisa na área de energia, cuja característica é congregar participantes de várias unidades de ensino e pesquisa da Unicamp. Este prédio abrigará com maior conforto nossas atividades e pessoas", afirmou. Jannuzzi revelou também que o desafio da nova sede "é tornar-se, futuramente, ecoeficiente".

Ítala D"Ottaviano, por sua vez, se disse "orgulhosa por participar desta inauguração". "Hoje é indiscutível a importância de órgãos que trabalham a questão energética, o progresso científico e tecnológico e a sustentabilidade ambiental". Criado em 1992, o Nipe conta com a participação de docentes e pesquisadores de várias áreas da Unicamp. É vinculado à Cocen.