Notícia

Vale Paraibano online

Ninguém tasca, eu vi primeiro

Publicado em 13 julho 2005

Por Por Marco Bonito

Antonio Carlos Ricci, São José dos Campos, pergunta: O que é um domínio na internet e como faço para comprar um?

Olá Antonio,
Domínio é o nome que se dá ao endereço eletrônico dos sites na internet. No Brasil a entidade responsável por gerenciar os registros dos domínios é a Fapesp, o preço para isso é de R$ 30,00 por ano e qualquer pessoa pode efetuar o registro desde que seja cadastrada.
Hoje em dia, para registrar um domínio cuja marca seja registrada é necessário ser o detentor da propriedade dos direitos, sob a pena de perder o domínio na Justiça como vem acontecendo em todo o mundo, inclusive no Brasil. Isto nem sempre foi assim, houve um tempo em que qualquer um podia registrar o que bem quisesse. Temos dois casos famosos no Brasil, um foi com o domínio "globo.com.br" que foi registrado por uma outra empresa, o que forçou a emissora a entrar na Justiça e assumir o seu domínio apenas com o sufixo ".com". O outro caso é o da AOL, o maior provedor do mundo, que desmereceu o potencial da internet no Brasil e não registrou o domínio. Quando acordou, teve de travar uma batalha judicial por anos contra uma empresa homônima nacional, mas que atuava em outro ramo. Em acordo, a AOL comprou o domínio e hoje pode usá-lo comercialmente.
Adriano Pereira

Esse mercado foi sempre muito disputado, no início da era comercial na internet vivíamos uma verdadeira disputa por territórios. Esta analogia torna-se perfeita para exemplificar a importância de um bom nome na internet. É como se um bom endereço significasse estar bem localizado numa avenida de grande movimento.
É sabido que os internautas costumam digitar automaticamente o sufixo ".com", por isso este também passou a ser o sufixo mais desejado, independentemente do setor em que a empresa atue. Os sufixos são responsáveis por caracterizar o ramo de atuação da empresa, os ".com" são para o comércio, os ".org" são para organizações e assim por diante.
Em função disto podemos comparar os domínios como um espaço a ser ocupado. Os bons domínios são aqueles que trazem consigo o peso de uma marca ou conseguem refletir um conceito de forma clara e objetiva. Hoje em dia os chamados "bons domínios" são raros. Imagine que você queira montar um site cujo conteúdo seja sobre fotografia digital com álbuns virtuais, qual seria o nome do projeto e principalmente qual seria o domínio?
Para comprar um domínio que já está registrado é necessário entrar em acordo com o detentor do domínio e então solicitar via documentação a transferência do domínio. Outras informações sobre o procedimento você pode encontrar em "http://registro.br". Pois bem, esta escolha é cada vez mais árdua, a maioria dos nomes já estão registrados, por vezes nem são usados, apenas estão reservados esperando que alguém se habilite a comprá-lo. O que vale é aquela história do "ninguém tasca eu vi primeiro."