Notícia

Nippo-Brasil

Nikkeis na olimpíada de ciências em SP

Publicado em 06 dezembro 2006

Desde o último dia 4, a cidade de' São Paulo sedia, pela primeira vez, à III Olimpíada Internacional Júnior de Ciências (International. Jünior Science O IJSO). A competição,que termina no dia 11 de dezembro, reúne cerca de 180 estudantes (da 6 série do Ensino Fundamental 2 série do Ensino Médio), representantes de 31 países. Por ser anfitrião, o Brasil é representado por 12 alunos (dois times), enquanto os outros países participarão com apenas um. Na equipe nacional, estão três nikkeis: Cristiané Negumi Oyafuso, Guilherme Eiichi da Silva e Jessica Emy Carmo Niide.
Além do Brasil, participam jovens de países da África, da América do Sul, da Ásia e da Europa. "O evento tem como principal objetivo estimular o"ensino de ciências, principalmente nas disciplinas de Biologia, Química e Física", diz o professor Ozimar Pereira, organizador da IJSO no Brasil.
Nas duas primeiras edições em 2004 e 2005 na Indonésia. O Brasil conquistou, respectivamente, o 16ª lugar (urna medalha de bronze) e o 12ª lugar (duas medalhas de prata e urna de bronze). As provas da IJSO no Brasil foram elaboradas por um comitê de pesquisadores do Centro de Biotecnologia Molecular e Estrutural Centro de Pesquisa, inovação e Difusão da Fapesp sediado no Instituto de Física de São Carlos da USP).
A provas serão realizadas nos dias 5, 7 e 9 de dezembro, das 9 às 13 horas no campus Paraíso da Universidade Paulista (UNIP), na Rua Vergueiro, 1211.
Mais informações : (0xx11) 2166-1000