Notícia

A Rede online

NIC.br completa 5 anos de atividades

Publicado em 08 dezembro 2010

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), responsável pela execução das iniciativas da Internet definidas pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), completa cinco anos de atuação.

O NIC.br, através do Registro.br é responsável pelo registro de domínios sob o ".br", sua publicação internacional e a distribuição de números IP para o Brasil. Em dezembro de 2005, quando o NIC.br assumiu formalmente a atividade de registro, havia cerca de 850 mil domínios registrados. Em cinco anos, esse número passou para praticamente 2,3 milhões de nomes, o que mantém o Brasil entre os dez países com maior quantidade de registros de nomes de domínio no mundo.

Toda essa estrutura teve início no final da década de 80, quando o Brasil obteve conexão às redes acadêmicas internacionais de computadores. O".br" foi registrado em abril de 1989 e a primeira conexão Internet ocorreu a partir de uma máquina na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), no início de 1991. Em 1989, entrava em funcionamento o Registro.br, numa sala na Fapesp para operar a estrutura de nomes sob o recém-delegado ".br".

A Internet cresceu rapidamente no Brasil e isso foi refletido, entre outros fatores, pelo ritmo do registro de domínios. Tornou-se necessário criar uma entidade independente, com personalidade jurídica específica, que tivesse condições de automatizar e aumentar as operações sob o ".br", buscando a auto-sustentabilidade e gerando recursos para atividades de apoio que o CGI.br quisesse implantar fora do âmbito da Fapesp. (com informações da assessoria de imprensa)