Notícia

Planeta Universitário

Neutrino: nos Laboratórios, nas Estrelas, no Cosmos

Publicado em 18 agosto 2015

“Neutrino: nos Laboratórios, nas Estrelas, no Cosmos – Partícula Fantasma e Onipresente” será o tema do próximo “Convite à Física” do Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IFUSP), no dia 19 de agosto de 2015, às 18h, na Cidade Universitária da capital paulista. O colóquio será apresentado pelo professor Marcelo Guzzo, do Instituto de Física Gleb Wataghin da Universidade Estadual de Campinas.

Os neutrinos são as partículas elementares mais abundantes do Universo. Para cada elétron, há cerca de 10 bilhões de neutrinos. Mas o que são exatamente os neutrinos e quais os desafios que impõem aos seres humanos essas partículas misteriosas? É o que será apresentado por Guzzo, que coordenou o Projeto Temático “Física e astrofísica de neutrinos”, apoiado pela FAPESP.

O Convite à Física é uma série de colóquios semanais, gratuitos e abertos ao público geral, organizado pelo Departamento de Física Matemática do IFUSP com apoio da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da USP. O objetivo é apresentar a Física e seus temas de pesquisa em uma linguagem acessível.

Os colóquios ocorrem às quartas-feiras, no Auditório Abrahão de Moraes do IFUSP, rua do Matão, Travessa R, 187. Eles também são transmitidos ao vivo pela IPTVUSP.

Mais informações: http://fma.if.usp.br/convite.

Agência FAPESP