Notícia

Difusaoneuromat

NeuroMat promove encontro de cultura matemática na USP

Publicado em 10 abril 2017

Em maio, o CEPID NeuroMat irá promover um encontro especial de pesquisadores e professores de diversas instituições na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). O evento “Cultura Matemática no Brasil: diagnósticos e perspectivas”, acontecerá no dia 16 de maio, e tem apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da FEUSP.

Uma ação do NeuroMat, o evento é realizado no contexto do Biênio da Matemática no Brasil. O objetivo é analisar os desafios associados à melhoria da cultura matemática no Brasil, por meio de discussões sobre o significado de avaliações como o PISA e a Prova Brasil, a formação de professores de matemática e propostas de como melhorar a formação matemática no país.

O encontro será no Auditório da FEUSP, localizado na Av. da Universidade, 308, dentro do campus da USP. Serão realizadas duas mesas de discussão, ambas moderadas por pesquisadores ligados ao NeuroMat.

Das 15h às 17h30, ocorre a mesa-redonda “Diagnósticos sobre a situação da cultura matemática no Brasil: o que dizem as avaliações”, com moderação de Fernando J. da Paixão, coordenador de difusão do CEPID NeuroMat. A sessão conta com a participação de Esther Carvalhaes (OCDE), Claudio Landim (OBMEP/IMPA), Nancy Lopes (UNICAMP/FAPESP/NeuroMat) e Ocimar Alavarse (FEUSP).

Depois, das 18h às 20h30, ocorre a mesa-redonda “Impacto das avaliações nas políticas públicas e na formação de professores”, com moderação da pesquisadora do CEPID NeuroMat Martha Maradino e debate entre Otavio Helene (USP), Hilário Alencar (UFAL/SBM/PROFMAT) e Manuel Oriosvaldo (FEUSP).

O evento é livre, e interessados em receber um certificado de participação, podem inscrever-se no site oficial do evento na FEUSP.

Serviço

“Cultura Matemática no Brasil: diagnósticos e perspectivas”

Local: Auditório da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP).

Endereço: Avenida da Universidade, 308, Cidade Universitária, São Paulo-SP.

Quando: 16 de maio de 2017, a partir das 15h

Contato: comunicacao@neuromat.numec.prp.usp.br