Notícia

ARede

NeuroMat acrescenta um milhão de caracteres à Wikipédia

Publicado em 26 outubro 2016

Por Da Redação

A significativa marca de um milhão de caracteres adicionados à Wikipédia em português sobre assuntos de ciência, especialmente matemática e neurobiologia, foi alcançada pelo Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid NeuroMat), financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), e localizado na Universidade de São Paulo (USP). A melhoria de conteúdo na enciclopédia eletrônica, um dos dez sites mais acessados no Brasil, faz parte de um conjunto de projetos do Cepid NeuroMat para promover a cultura científica.

 

A prática corrente na Iniciativa Wikipédia é reunir para a produção desse conteúdo pesquisadores do Cepid NeuroMat, jornalistas e estudantes, que atuam na adequação de conteúdo, muitas vezes usando a versão em inglês como parâmetro, e sanando lacunas. Percebeu-se que há, normalmente, uma diferença de trinta anos entre o conteúdo na Wikipédia em português e a ponta da ciência. O conteúdo foi também realizado no contexto de duas maratonas de edição, em 2016, em que estudantes da USP melhoraram e criaram verbetes na Wikipédia.

 

Verbetes criados e melhorados no contexto da iniciativa do Cepid NeuroMat incluem temas da neuromatemática (modelos de disparos neuronais, modelo Galves-Löcherbach), da matemática (Processo de Poisson, Lei dos Grandes Números) e da neurobiologia (lesão do plexo braquial, junção comunicante). Esses temas estão relacionados ao projeto geral do Cepid, o desenvolvimento de um quadro matemático para a compreensão de dados neurológicos. O verbete sobre o Modelo Galves-Löcherbach, que descreve o comportamento de redes de neurônios, foi criado tanto em português quanto em inglês. O verbete sobre a lesão do plexo braquial saltou de 8.391 para 34.291 caracteres, mais de 4 vezes o tamanho original, ambos incluindo a inserção de conteúdo atual na ciência e certificados por pesquisadores do Cepid NeuroMat.

 

Para a contagem, é estimada a equivalência de um byte para um caracter de código-fonte. Uma listagem completa dos verbetes está na página do Cepid NeuroMat, na Wikipédia. Na página também são publicados os projetos da Fapesp e da USP que orientam a iniciativa, chamada na mídia de o Ano da Ciência da Wikipédia no Brasil. Acoordenação da iniciativa é dos professores Fernando da Paixão e João Alexandre Peschanski, respectivamente coordenador de difusão e supervisor de comunicação do Cepid NeuroMat, com orientação do wikipedista residente David Alves.

 

Diversos pesquisadores do Cepid NeuroMat contribuíram com o trabalho realizado pelo bolsista durante os sete meses da bolsa, entre eles: André Frazão Helene, Antonio Galves, Anatoli Iambartsev, Claudia Vargas, Jorge Stolfi, Bruno Monte, Ludmila Brochini, Guilherme Ost, Lidiane Souza, Fernando da Paixão, Antonio Carlos Roque, Guillem Via e Osame Kinouchi, além de outros não pertencentes ao centro de pesquisa, como o diretor do Museu de Anatomia Veterinária, Francisco Blazquez. O projeto de pesquisa também teve apoio de outras instituições, como a Wikimedia Foundation, a Wiki Education Foundation, o Grupo de Usuários Wikimedia no Brasil e o Portal ARede Educa.

 

Para saber mais sobre o Projeto de wiki-difusão em neuromatemática, confira o relatório científico produzido e apresentado à Fapesp após os seis primeiros meses da bolsa. Acompanhe também o blog do Cepid NeuroMat.