Notícia

RIT - Rede Internacional de Televisão

NetApp apresenta novos sistemas de armazenamento

Publicado em 01 agosto 2005

Até há poucos anos falar em sistemas de armazenamento para redes corporativas com capacidade Petabyte, o equivalente a 1 milhão de Gigabytes, era sinônimo de exagero. Hoje, porém, essa panorama mudou. Provedores de e-mail brigam entre si para fornecer maior capacidade de armazenamento de caixa postal aos seus usuários e, dessa forma, fidelizar e conquistar mais clientes, Além disso, questões regulatórias, novos sistemas de geoprocessamento, backup, arquivamento de contas telefônicas, de imagens e arquivos de áudio e a importância crescente da informação em qualquer hora e lugar com alta disponibilidade fazem a demanda por armazenamento aumentar cada vez mais.
Diante desse novo cenário, a Network Appliance, fornecedora norte-americana de soluções para armazenamento de dados, está anunciando dois lançamentos globais. O primeiro é composto pelos equipamentos FAS3020 e FAS3050, dotados de tecnologia Serial ATA (SATA), novo padrão de discos rígidos que elimina interferências e ruídos e permite uma taxa de transferência de dados de 150 Mbit/s. Também estão sendo lançados dois dispositivos para virtualização da série V3000, que são o V3020 e o V3050, com 168 e 336 unidades lógicas, respectivamente. As soluções apresentadas integram as tecnologias IP-SAN, Fibre Channel SAN e NAS em um único equipamento.
Segundo Mauro Figueiredo, diretor presidente da NetApp, esses novos sistemas, combinados com o software Dat ONTAP7G, foram desenvolvidos para solucionar três pontos críticos enfrentados pelos clientes em storage, que são o alto custo de aquisição, baixa utilização dos recursos e complexidade de gerenciamento. "Para nossos clientes, o armazenamento de dados consome até 50% do orçamento para infra-estmtura de TI. Essas soluções modulares e escaláveis podem aumentar o desempenho e simplificar o gerenciamento de dados", diz.
De acordo com o executivo, os sistemas de armazenamento FAS3020 e FAS3050 oferecem, respectivamente, 50 e 84 Tb, com 168 e 336 drives, além de suporte integrado para protocolos iSCSI e Fibre Channel. Também contam com storage primário e Raid-DP, sistema que possibilita redução de custo sem perda da disponibilidade dos dados.
Para Figueiredo, as soluções de armazenamento podem ser utilizadas por bancos, indústrias, sites de e-commerce, empresas petroquímicas, operadoras e provedores de serviços, data centers e indústria de entretenimento.
Petrobras, Embraer, Fapesp, Telefônica, Banco do Brasil, Itaú, Terra, Globo.com e Americanas,com são alguns dos mais conhecidos clientes da NetApp no país. O maior, porém, em capacidade de armazenamento, é o site Yahoo, com 7,5 Pb. Em seguida vem a Oracle, com 3 mil Petabytes. "Cerca de 700% das necessidades de storage dos nossos clientes podem ser atendidas por soluções modulares, como o sistema FAS3020 e o FAS3050", revela.
Com 15 canais de distribuição no país, a NetApp está em busca de novas revendas para comercializar suas soluções. A companhia também possui parcerias tecnológicas com a Ventas, Brocade e SAP, além de OEMs com IBM e Hitachi.
NetApp - Tel. (11) 3897-6644 Site: www.netapp.com