Notícia

Gazeta do Ipiranga

Neste sábado, 29, público de Heliópolis e adjacências participa de programa de Medicina Comunitária para diagnóstico precoce de câncer

Publicado em 28 setembro 2012

Localizado no bairro de Heliópolis, o CEU Meninos será palco de um programa de Medicina Comunitária promovido pelo Hospital A.C.Camargo no próximo sábado, dia 29, das 10 às 17 horas. Público presente poderá preencher uma ficha de inscrição para realizar no Hospital, gratuitamente e com hora marcada, exames de imagem mamografia, ultrassonografia, dentre outros, a serem indicados de acordo com o perfil clínico do paciente. Ação visa também interagir com alunos e seus familiares por meio de oficinas lúdicas, exposição, palestras e exercícios aeróbicos

Quando descoberto em suas fases iniciais de desenvolvimento, o câncer é passível de cura em mais de 90% dos casos. Apostando nesta premissa, o Hospital A.C.Camargo, centro de referência em ensino, pesquisa e tratamento de câncer, realizada por meio do projeto INCITO no próximo sábado, 29, no CEU Meninos, em Heliópolis, o Programa de Prevenção e Diagnóstico Precoce de Câncer. Promovido pela Medicina Comunitária do Hospital, conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação. Itinerante, a ação teve início no CEU Tiquatira, na Penha e desembarcará em 20 de outubro no CEU Jaçanã.

Cada interessado em participar poderá preencher uma ficha de inscrição e aguardar a confirmação do dia e horário para marcação de consulta e realização de coleta de sangue e de exames de imagem como mamografia, ultrassonografia, dentre outros, que serão indicados de acordo com o perfil de cada paciente. As famílias poderão participar também de palestras sobre a importância da adoção de um estilo de vida saudável e protetor contra os tipos de câncer mais comuns na população brasileira como pele, mama, próstata, pulmão, estômago e intestino. Haverá também atividades lúdicas alusivas ao tema para a criançada, clínica de exercícios aeróbicos com pesagem, medição e cálculo do IMC do público presente e será levada ao local a exposição “Câncer: Conhecer para Prevenir”, com ainéis que falam de forma simples e didática sobre o que é o câncer e quais os sintomas e fatores de risco dos tipos mais incidentes na população brasileira.

Esta ação está inserida em uma das missões do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica do A.C.Camargo (INCITO*), que é o de levar informação de qualidade sobre câncer para a população. “Essas ações refletem nosso compromisso de fazer difusão científica e ressaltar junto a estas comunidades a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer”, destaca Dirce Maria Carraro, coordenadora de difusão do INCITO.

Programação

10 horas – Os moradores de Heliópolis e adjacências começarão o dia com uma clínica de exercícios sob orientação de educadores físicos do Hospital A.C.Camargo. Além de motivar a comunidade a movimentar o corpo por meio de exercícios simples que podem ser adotados na rotina diária, os profissionais vão pesar, medir e calcular o IMC do público presente. Os interessados podem preencher a ficha para participar da campanha de prevenção durante todo o dia.

13 horas – Enfermeiros do curso de pós-graduação em Enfermagem Oncológica do A.C.Camargo vão encenar situações cotidianas que ajudam a prevenir o câncer apostando em uma linguagem lúdica.

15 horas – Voltadas para toda a família, serão ministradas palestras sobre prevenção do câncer por meio da adoção de hábitos de vida saudáveis como alimentação equilibrada, exposição moderada ao sol com uso de protetor solar, consumo moderado de álcool, sexo com proteção, não consumo de qualquer forma de tabaco, dentre outros.

“Câncer: Conhecer para Prevenir” – Painéis que falam de forma simples e didática sobre câncer desde a biologia de seu desenvolvimento até esclarecimento de questões sobre prevenção, diagnóstico precoce e tratamento dos tipos mais comuns da doença poderão ser conferidos na exposição Câncer: Conhecer para Prevenir. As peças poderão ser conferidas no CEU Meninos entre 29 de setembro de 19 de outubro. Posteriormente, de 20 de outubro a 10 de novembro os painéis estarão expostos no CEU Jaçanã.

SERVIÇO

Câncer: Conhecer para Prevenir

Realização: Hospital A.C.Camargo, por meio do núcleo de difusão do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Oncogenômica e apoio da Secretaria Municipal de Educação

Locais, datas e horários:CEU Meninos/Heliópolis (ação no dia 29/9 das 10 às 17 horas e exposição de 29/9 a 19/10) e CEU Jaçanã (ação no dia 20/10 e exposição de 20/10 a 10/11).

Mais informações: www.accamargo.org.br

Sobre o Hospital A.C.Camargo – Instituição privada sem fins lucrativos criada em 1953 por Antônio e Carmen Prudente, o Hospital A.C.Camargo é um dos maiores centros mundiais de tratamento, ensino e pesquisa em câncer. De forma integrada e multidisciplinar, atua na prevenção, diagnóstico e tratamento ambulatorial e cirúrgico dos mais de 800 tipos de câncer identificados pela Medicina, divididos em mais de 40 especialidades.

A cada ano atende cerca de 15 mil novos pacientes de diversas partes do país e exterior, totalizando mais de um milhão de procedimentos (consultas, exames laboratoriais e por imagem, internações, cirurgias, quimioterapia e radioterapia, entre outros). Seu corpo clínico é composto por uma equipe fechada de mais de 500 especialistas, a maior parte com mestrado e doutorado. A dedicação e interação destes profissionais em atividades interdisciplinares resulta em um tratamento com melhores índices de sucesso, só comparáveis aos observados nos maiores centros oncológicos do mundo.

Na área de ensino, o A.C.Camargo criou a 1ª Residência em Oncologia do país, em 1953, tendo formado em 2010 o seu milésimo residente. É também responsável pela formação de um em cada três oncologistas em atividade no Brasil. Sua pós-graduação, criada em 1997, é a única em um hospital privado reconhecida pelo Ministério da Educação e foi avaliada com nota máxima durante toda essa década pela CAPES, tornando-se assim, entre escolas públicas e privadas, a melhor do país em Oncologia e uma das duas melhores em Medicina. Tem a maior produção científica da área, com mais de mil trabalhos publicados na última década nas principais revistas internacionais de alto impacto. Centralizou em 2000 o Genoma do Câncer no Brasil, financiado pela FAPESP e Instituto Ludwig.

Em 2012, o Hospital A.C.Camargo conquistou a Certificação Internacional pelo Canadian Council for Health Services Accreditation (CCHSA). No mesmo ano também conquistou alguns reconhecimento importantes: foi apontado pela edição 500 Melhores Empresas da revista Istoé Dinheiro como uma das melhores em Saúde pelo quarto ano consecutivo. Pelo Anuário Valor 1000 figurou como a 1ª. no ranking de serviços médicos e foi eleito pela quarta vez uma das melhores empresas para Você trabalhar do Guia Você S/A Exame

Acompanhe o Hospital A.C.Camargo nas Mídias Sociais

Facebook: http://www.facebook.com/HospitalACCamargo

Youtube: http://www.youtube.com/accamargovideos

Flickr: http://www.flickr.com/accamargo

Twitter: @haccamargo | ACCamargo_CIPE