Notícia

Jornal da Tarde

Nepomuceno: Os sete mandamentos

Publicado em 16 outubro 2003

Por pontonet@pontonet.com.br
Nunca se fez tanto site no País. O pessoal já nem cobra por página, mas pergunta: quantos metros de códigos e quantos quilos de banners? É para viagem? Desde que a internet comercial aportou no País, em dezembro de 1995, temos quase 506 mil domínios registrados na Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). Desses, 461 mil são de empresas, com mil efetivados por dia, quase 19 mil novos por mês. Veja mais em registro.br/estatisticas.html. Domínio é aquele nome do site ( www.algumacoisa.com.br). Note, entretanto, que nem todo site tem um: www.algumacoisa.com.br/~alguem. Ou seja, podemos multiplicar (por muito) a quantidade real de endereços comerciais que estão por aí carentes de atenção. A crise é a mãe de todo desenvolvedor de página. O dono da empresa pensa: "Preciso ampliar minhas vendas, vamos para a internet! Peça um orçamento!" Um ano depois, dinheiro gasto, pergunta-se: quantas pessoas visitaram o site, tirando a família e os amigos? Quantos negócios foram efetivados? Poucos? Conclui o dono: "Precisamos agora dar uma incrementada. Chama o primo de fulano que agora ele está arrebentando no flash!". Como estão na moda os livros de Web-ajuda, eis aqui o início do meu - "As sete leis para uma homepage de sucesso" -, que será vendido do profissional liberal à megacorporação: 1- Apresente logo na página principal quais são os produtos e serviços. 2- Defina qual é a ação (ou ações) prioritária (s). Ou melhor, o que deseja que o visitante faça? Se cadastre na mala direta? Compre o produto na sua loja eletrônica? Peça um orçamento? Ofereça em diversos locais a opção do clique nessa direção. 3- Apresente referências. Quem são os clientes atuais e antigos. O que eles acharam? Se QI (quem indica) já é importante pessoalmente, imagina a quilômetros de distância. 4- Coloque sempre a referência física em vários locais do site: telefone, e-mail, endereço completo. Não se esqueça do ditado: em terra de cego, ninguém tira a carteira do bolso! 5- Analise com quais palavras-chaves o público principal vai procurar você no Google e em outras ferramentas de busca. Escreva- as em diversos locais estratégicos para que possam lhe achar. 6- Utilize com inteligência as metatags - os códigos do topo do HTML - principalmente o título e a descrição. E crie uma estratégia para que outros sites criem links para o seu endereço virtual. 7- Não encare sua Web como um quadro estático na parede. Ela precisa de ajustes constantes. Torne-a um filme em sequência e não uma foto estática. Saiba que os concorrentes estão aprendendo com os acertos e os erros dos outros, incluindo o seu. Por fim, escolha bem o desenvolvedor. Lembre-se sempre do objetivo principal e não se deixe levar pelo canto da e-sereia. Deixe claro para o sobrinho do seu primo que a idéia não é ganhar o prêmio IBEST ou estar na ponta da tecnologia da rebimboca do flash em XML da parafuseta digital. Como diz uma amiga - tem muita gente que cria homepage, mas não sabe exatamente o que elas comem.