Notícia

Cultivar

Neozelandês apresenta novas perspectivas na mudança da matéria orgânica do solo

Publicado em 13 maio 2010

A influência do manejo de nutrientes e mudança no uso da terra, na dinâmica da matéria orgânica e de nutrientes no solo - uma perspectiva da Nova Zelândia, é o tema da palestra que o professor Leo Condron do Departammento de Agricultura e Ciências da Vida da Universidade Lincoln da Nova Zelândia apresenta nesta sexta-feira (14/05), às 15 horas, na Embrapa Instrumentação Agropecuária (São Carlos-SP). Condron é convidado do pesquisador Wilson Tadeu Lopes da Silva que faz parte do projeto Humifert, no qual se estuda o desenvolvimento de adubo orgânico fosfatado, proveniente de resíduos urbanos e agrícolas. O projeto é financiado pela Fapesp e coordenado pela professora Maria Cristina Motta de Toledo da USP.

Interessado em conhecer técnicas agrícolas brasileiras, o professor concentra suas pesquisas na biogeoquímica do carbono orgânico e de macronutrientes, em ecossistemas naturais e manejados, com ênfase na natureza, dinâmica e biodisponibilidade das formas minerais e orgânicas de nutrientes nos sistemas solo-planta, relacionados ao uso e manejo do solo. Seus principais temas de pesquisa incluem a dinâmica da matéria orgânica e de nutrientes em pastagens e solos florestais, dinâmica da cronosequência dos solos, processos da rizosfera, relações entre diversidade microbiana do solo e suas funções, além da natureza e mobilidade do fósforo nos ambientes terrestres.

A Embrapa Instrumentação Agropecuária já desenvolve pesquisas envolvendo a matéria orgânica do solo há mais de 15 anos. O presidente da Sociedade Internacional de Substâncias Húmicas e atual coordenador do Laboratório Virtual da Embrapa nos Estados Unidos, Ladislau Martin Neto, é um dos pesquisadores que atuam com o tema, além da pesquisadora Débora Milori, do físico Marcelo Simões e o próprio Wilson Tadeu Lopes da Silva.

Além da Embrapa Instrumentação Agropecuária, onde ficará até o final da próxima semana para troca de experiências, o professor Condron visitará também a Embrapa Pecuária Sudeste, bem como a Usina Ipiranga de Açúcar e Álcool, localizada na cidade de Descalvado-SP.

A palestra é aberta a todos os interessados.