Notícia

Valor Agregado

Neo Acelera da Neo Química investe R$150 mil em negócio social focado na longevidade

Publicado em 11 dezembro 2020

A Neo Acelera, aceleradora de impacto social da Neo Química, acaba de escolher o negócio que receberá investimento de R$ 150 mil da marca em sua segunda edição: a startup ISGAME (International School of Game), de São Paulo, fundada em 2014 atua no desenvolvimento de games para o público maduro. Ao todo, seis negócios sociais de diversos estados do país participaram do processo de aceleração por três meses.

Eles foram escolhidos entre 441 negócios inscritos no programa, que está em sua segunda edição e foi desenvolvido em parceria com a unidade de inovação corporativa da Yunus Negócios Sociais, com apoio da Pipe.Social e da consultoria Hype60+. Em agosto de 2015, a ISGAME iniciou a primeira turma 60+ do curso de desenvolvimento de games. Nos seus dois primeiros anos de mercado, a companhia se aprofundou em estudos científicos – sendo aprovada no projeto PIPE Fapesp (2016), sobre como os games estimulam a cognição e podem retardar a evolução do declínio cognitivo em idosos. A International School of Game ensina desenvolvimento de games para o público maduro, com uma metodologia focada em melhorar o raciocínio lógico, planejamento, criatividade e socialização.

Em 2018, a ISGAME criou o aplicativo Cérebro Ativo, com apoio do programa PIPE fase 2, da Fapesp, com o objetivo de expansão do negócio. Para conseguir atender os maduros de todas as classes sociais e escalonar o projeto, a startup precisou utilizar, além de computadores portáteis, os smartphones – ferramentas mais acessíveis e que a maioria dos maduros já tinha. Em 2020, iniciou uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo para apoio aos mais velhos em isolamento social.

O projeto ensina e disponibiliza o Cérebro Ativo para atividades físicas, mentais e sociais e já conta com mais de 200 idosos na iniciativa para familiarização de tecnologias digitais.

Hoje, o negócio atua principalmente no estado de São Paulo – na capital, em Jundiaí, em Guarulhos e em Santos -, e no Rio de Janeiro, em Ipanema. Em breve, iniciará atendimento em Belo Horizonte (MG). O aplicativo da startup está disponível para download gratuito na App Store e Google Play.

“Estamos muito felizes com a conquista. É muito importante observar negócios sociais focados na longevidade ganhando espaço no mercado. Vamos utilizar o aprendizado conquistado durante a aceleração e o aporte para poder levar nosso projeto para um público cada vez maior”, conta o fundador e CEO Fábio Ota.

“Essa conquista é resultado de um trabalho construído ao longo de cinco anos com grande embasamento técnico-científico das áreas de saúde e tecnologia que chega ao mercado trazendo grande impacto social, com objetivo principal de ajudar na saúde mental do público maduro”, explica Carla Oda, pesquisadora principal da ISGAME.

Ana Biguilin, diretora geral da unidade de negócios Neo Química, afirma que a companhia concluiu uma etapa, mas o processo não acabou. “Continuaremos acompanhando a startup por mais um ano, para que possam desenvolver ainda mais o seu modelo de negócio e alcançar o impacto desejado. Acreditamos no potencial da ISGAME de inovar e trazer soluções reais para os principais desafios enfrentados pelo público maduro”, diz.

Confira os negócios que participaram da edição 2020:

São Paulo (SP)

Mais Vívida: Plataforma que promove uma relação intergeracional, conectando jovens em busca de trabalho com propósito e maduros que necessitam de companhia em atividades diversas, estímulo cognitivo e inclusão digital.

Brasília (DF)

Divas Dance: Programa para mulheres 60+ praticarem exercícios físicos misturados a passos de dança de ritmos variados, promovendo saúde, inclusão e empoderamento. Formação de uma comunidade com atividades de socialização como encontros, passeios, cinema e viagens.

Acvida Cuidadores: Curso de formação de cuidadores com baixo custo, que pode ser realizado à distância pelo celular, com tecnologias simples. Possibilidade de estágio presencial e certificação para atuação profissional. Os cuidadores ganham exposição ao mercado por meio de uma plataforma e contratação ocorre diretamente pelo cliente.

Rio Grande do Norte (RN)

Sênior Geek: Comunidade, eventos, cursos e formações para inclusão digital do público 60+, desmistificando e aproximando-os da tecnologia, impactando diretamente sua independência, autonomia e autoestima.

Florianópolis (SC)

Dr. Pocket: Health Tech especializada em telemedicina, que integra serviços da área da saúde íntima masculina. Oferecem diagnóstico, avaliação, prescrição, monitoramento e logística de entrega de todos os produtos e serviços necessários para a gestão da saúde biopsicossocial, de forma fácil e privativa.