Notícia

GCN

Negócios no exterior

Publicado em 02 julho 2014

Por que o Estado São Paulo é um estado atrativo para novos negócios? Em outras palavras, quais são as informações que empresários nacionais e estrangeiros consideram ao decidir sobre investimentos em território paulista? Na economia cada vez mais globalizada, é importante o marketing institucional para divulgar as oportunidades nas diferentes regiões do Estado de acordo com as respectivas vocações. Mas num primeiro momento, o que importa é “vender” a ideia de que o Estado como um todo acolhe bem e incentiva os novos projetos, além de ressaltar a infraestrutura disponível. Acompanhe abaixo os pontos mais importantes exaltados pelo governo paulista nas negociações que são feitas por meio da agência oficial Investe São Paulo (Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade).

 

Reconhecido como maior polo econômico e industrial do Hemisfério Sul, São Paulo responde por mais de 32% da receita nacional do comércio e 43% do total de prestação de serviços. É responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional, volume maior que o de países como Argentina, Indonésia, Holanda e Turquia.

 

Com 42 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso e rico do Brasil, concentrando o terceiro maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo e do México. A maior força do mercado consumidor brasileiro está no Interior Paulista, segundo atesta a agência oficial do governo paulista. Abriga as mais modernas rodovias brasileiras e os principais aeroportos do País, além do Porto de Santos, maior terminal de contêineres da América Latina, responsável por 25% da corrente de comércio brasileira. Ferrovias, hidrovia e dutos complementam a rede de transportes.

 

O Estado concentra 24% do total de instituições de educação superior do Brasil. As três universidades públicas paulistas figuram entre as melhores do País, com reconhecimento internacional. São Paulo abriga ainda a maior rede gratuita de ensino técnico e profissionalizante do Brasil, com destaque para o Centro Paula Souza, responsável pelas Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs).

 

Responsável por 86% do total investido em ciência, tecnologia e inovação no Brasil, São Paulo conta com extensa rede de instituições de pesquisa públicas e privadas, dispondo de uma expressiva produção de conhecimento, além de um programa de estímulo à implantação de parques tecnológicos e uma das principais agências de estímulo à pesquisa do País, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

 

O Estado de São Paulo é o principal destino de turismo de negócios do Brasil. Com 75% das feiras e eventos realizados no País, a capital é a sede dos principais encontros brasileiros e internacionais, enquanto o Interior destaca-se por atividades econômicas e de lazer. São Paulo conta com um dos melhores desempenhos nacionais em relação às condições de vida da população. Cerca de 90% dos seus 645 municípios apresentam alto Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Desse total, 20 cidades são consideradas “excelentes” pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

 

De olho em Brasília: As prefeituras torcem para que haja quórum para a votação das Propostas de Emendas à Constituição (PECs) que preveem o aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). As duas PECs, tanto do Senado quanto da Câmara, têm pareceres favoráveis prontos para serem votados. As matérias estão pautadas para esta quarta-feira. A votação ganhou mais importância após o anúncio do governo federal em prorrogar até dezembro a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) de veículos e móveis.

 

Wilson Marini

Jornalista - email wmarini@apj.inf.br