Para comemorar o Dia Mundial dos Oceanos e o Dia do Oceanógrafo, as embarcações do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) abertas à visitação pública neste domingo, no Porto de Santos, no litoral de São Paulo.
Uma das embarcações é o N/Oc. Alpha Crucis, inaugurado em 2012 e a principal embarcação de pesquisa oceanográfica do país. O navio opera com uma tripulação de 19 pessoas e 21 pesquisadores e está equipado com instrumentos de pesquisa e de navegação de ponta. A autonomia (até 70 dias) permite viagens transoceânicas, o que é um salto em relação a seu antecessor, o navio Professor W. Besnard.
Já o barco de Pesquisa Alpha Delphini foi o primeiro do gênero construído no Brasil. Assim como o Alpha Crucis, o Alpha Delphini também poderá ser solicitado por pesquisadores de projetos e programas de pesquisa financiados pela Fapesp (EMU) e de instituições de ensino superior e pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo.
A visitação conta com o apoio da CODESP e da Capitania dos Portos do Estado de São Paulo, além do suporte da FATEC e do Centro Paula de Souza. Os navios estão no Terminal Turístico (CONCAIS), próximo ao local de embarque nos navios de cruzeiros. A visitação ocorre das 9h às 16h e é de graça.